Entenda a importância e como implementar o RH Digital nas empresas

6 minutos para ler

Os recursos humanos de um negócio são tão importantes quanto qualquer outro, se não mais. Por isso que há cada vez mais ênfase no trabalho realizado para melhorar o processo de recrutamento e o engajamento da equipe no dia a dia. Porém, com as mudanças no contexto do mercado de trabalho, é importante que a empresa também se adapte a essas mudanças.

Um bom exemplo disso é o crescimento do RH digital como o padrão em muitos negócios. Se a empresa está adquirindo proporções maiores, então é uma boa hora para considerar a transição para esse modelo.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre o crescimento do RH digital, sua importância e dar algumas dicas para implementá-lo. Acompanhe.

 

O que é o RH digital?

 

Nos últimos anos, o uso de ferramentas digitais para otimizar os resultados obtidos em qualquer negócio vem se tornando a norma. O setor de Recursos Humanos também é parte dessa tendência, utilizando sistemas de gestão para automatizar tarefas administrativas e melhorar os resultados obtidos em recrutamento e gestão interna das equipes.

 

Qual é sua importância para a organização?

 

Os efeitos positivos da tecnologia nas rotinas de uma empresa são bem visíveis hoje em dia — o que também pode ser notado no setor de RH. Alguns dos principais exemplos disso estão a seguir.

 

Redução de custos

 

Cortar gastos desnecessários é indispensável para maximizar a eficiência de qualquer negócio, incluindo no que diz respeito ao RH. Mas isso não tem necessariamente a ver com mudanças na folha de pagamento. Na realidade, muitas despesas, como papel e telefone, tendem a pesar mais na sua rentabilidade.

Com o RH digital, boa parte desses problemas tende a diminuir. Por exemplo, documentos impressos podem ser trocados por versões digitais com a mesma validade, reduzindo o consumo de papel e tinta. A longo prazo, isso pode reduzir consideravelmente as despesas do setor.

 

Promover o engajamento da equipe

 

O uso de atividades e ferramentas para envolver mais a equipe nos processos do dia a dia não é nenhuma novidade. Para isso existem reuniões, treinamentos, atividades e grupo, entre outros recursos. Porém, considerando a realidade de muitos negócios, atividades presenciais podem não dar conta de toda a demanda.

O uso de conteúdos digitais, incluindo videochamadas, animação, jogos, entre outros, também é muito efetivo para envolver a equipe com a empresa. Especialmente quando há muitos membros que trabalham remotamente e precisam de algo a mais para se manterem engajados.

 

Segurança e organização de dados

 

O RH é uma dos setores que mais precisa se preocupar com a gestão da própria informação. Além de ter que lidar com uma grande quantidade de dados e documentos, eles também são de alto valor sobre sua equipe, sendo necessário deixá-los bem protegidos.

Apesar dos riscos que a tecnologia digital traz, no geral, ela ainda é a melhor forma de proteger a sua informação. É bem mais difícil controlar o acesso às pastas com papéis do que a documentos criptografados e armazenados em diferentes locais.

 

Agilização de processos

 

A tecnologia digital tem como objetivo final otimizar o dia a dia de qualquer organização, seja através da automação de processos ou simplificação. Com o tempo e algum investimento, ela permite que você poupe mais tempo no dia a dia, focando sua equipe em tarefas mais produtivas.

Além disso, processos mais ágeis significam que você pode atender a uma demanda maior no mesmo dia. Isso pode levar a uma melhoria no serviço para o cliente final e permitir a expansão de suas atividades mais facilmente.

 

Como implementar o RH digital em sua empresa?

 

Agora que você entende a importância do RH digital, o próximo passo é entender como colocar essas ideias em prática. Para te ajudar com isso, trouxemos aqui algumas dicas simples que você pode seguir para dar os primeiros passos. Confira.

 

Defina objetivos

 

O mais importante em qualquer projeto, seja no RH ou em outras áreas da empresa, é ter objetivos bem esclarecidos. Isso inclui a definição de indicadores de desempenho, metas e um prazo para que cada objetivo seja alcançado. É a forma mais simples e eficaz de orientar seus esforços.

Esses objetivos podem tomar várias formas, como: converter documentos impressos para formato digital, criar uma plataforma de interação para colaboradores remotos, melhorar o processo de recrutamento e seleção online etc. Tudo dependerá do que o setor precisa no momento.

 

Invista em tecnologia

 

Naturalmente, para poder criar um RH digital, você via precisar de uma infraestrutura tecnológica adequada. Sem isso, não será possível aproveitar a maior parte dos recursos disponíveis. Ao contrário do que alguns acreditam, essas mudanças não precisam sair muito caro.

Conexão à internet, computadores funcionais e softwares atualizados são as partes mais importantes. Outros componentes, como o armazenamento em nuvem, podem ser obtidos através de assinatura de serviços, que têm menor custo e podem ser facilmente expandidos.

 

Adote novas metodologias de gestão

 

A forma como você administra o setor de RH pode mudar bastante de acordo com seu contexto e seus objetivos. Existem metodologias de gestão mais adequadas para diferentes empresas, sendo que algumas são mais efetivas quando associadas à tecnologia digital. Para poder abarcar esses novos recursos como parte do seu negócio, você também precisa adotar metodologias de gestão mais recentes e adequadas a esse tipo de estrutura.

 

Envolva a equipe no processo

 

Por fim, mas não menos importante, a participação dos seus colaboradores é indispensável para garantir o sucesso dessas mudanças. Afinal, é a equipe que será responsável pela sua manutenção no dia a dia. Promova treinamentos, informe todos com antecedência, dê feedback quando necessário e esteja sempre disponível para tirar dúvidas. Isso vai facilitar bastante o processo de adaptação e potencializar a utilidade dessas novas ferramentas.

Agora que você entende um pouco mais sobre o RH digital e como torná-lo parte da sua empresa, é hora de começar a fazer os seus investimentos. Com um pouco de planejamento, você poderá ver os resultados bem rápido.

Quer continuar recebendo mais conteúdos? Então, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Você também pode gostar

Deixe um comentário