7 passos para implementar o EAD nas Empresas

 

O EAD corporativo é uma solução que tem como objetivo a capacitação dos colaboradores dentro das organizações. Essa estratégia atua como o incentivador de uma cultura de aprendizado, alinhando valores e competências ao negócio e, como consequência, aumenta o sucesso do empreendimento.

Com a educação corporativa, todos os colaboradores são motivados a aprender. Assim, essa é uma estratégia que cresce a cada dia nas empresas, à medida que as organizações adotam modelos de gestão com foco em pessoas, tendo como base o conhecimento adquirido na companhia.

Quer saber como implantar o EAD na sua empresa? Então continue a leitura!

 

Quais são os verdadeiros objetivos do EAD nas empresas?

 

São vários os objetivos da educação corporativa e, entre eles, podemos destacar:

    • capacitar colaboradores para habilidades voltadas às atividades-chave da organização;
    • integrar os funcionários com a cultura organizacional;
    • apresentar sistemas e procedimentos de Segurança no Trabalho;
    • desenvolver competências de liderança e gerenciamento;
    • incentivar atitudes e comportamentos padrões;
    • ensinar funcionários para executarem procedimentos de forma correta;
    • qualificar de forma constante o público interno das organizações, conforme as mudanças do mercado;
    • oferecer conhecimentos sobre qualidade de vida;
    • integrar a teoria das universidades com a prática da rotina de trabalho;
    • proporcionar visão sistêmica do negócio aos colaboradores, entre outros.

 

Como implantar EAD nas empresas em 7 passos?

 

Para implantar o EAD nas empresas, existem alguns passos que você pode seguir. Acompanhe!

 

1. Defina os objetivos

 

A definição dos objetivos envolve levantar quais são os pontos de melhoria que a empresa precisa desenvolver, de que forma acontecerão os encontros, quais são os conhecimentos que os colaboradores precisam aprimorar e quem são as pessoas responsáveis por conduzir o projeto de EAD na empresa.

Veja alguns exemplos de metas que podem ser atingidas com a educação corporativa:

 

  • aumentar a produtividade individual dos funcionários;
  • treinar e integrar novos colaboradores;
  • alinhar as equipes à visão, à missão e aos valores da organização;
  • promover a capacitação acerca de novos procedimentos ou produtos;
  • integrar equipes que estão dispersas do grupo empresarial, incentivando-as a trabalhar em conjunto;
  • facilitar a comunicação interna, entre outros.

 

Como vimos, a educação corporativa pode ter vários objetivos. Por ser um processo contínuo, ela faz com que vários fins possam ser alcançados ao mesmo tempo ou em sequência.

Em empresas de grande porte, os treinamentos corporativos podem ser personalizados por equipes. Para isso, considere as necessidades de aprendizagem de cada time e promova uma capacitação específica.

 

2. Identifique o público-alvo

 

A definição do alvo (target) é fundamental para iniciar o planejamento de qualquer projeto de EAD nas empresas. Tratando-se de cursos a distância, o público-alvo permite a definição necessária para o engajamento no projeto, inclusive na sua plataforma digital.

Assim, antes de iniciar o projeto, faça as seguintes perguntas: o que busca meu público? Quem precisa de determinado conhecimento? Onde estamos? Quais questões quero resolver com o treinamento?

Depois de responder a essas perguntas, será possível direcionar o tipo e a forma de apresentação para o EAD na sua empresa.

 

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3. Escolha a plataforma EAD

 

A principal função de uma Plataforma LMS é distribuir os conteúdos EAD para os colaboradores, os conteúdos podem ter diferentes formatos, como vídeos, cursos E-learning, PDFs, dentre diversos outros.

Outra função importante da Plataforma LMS, é acessar informações sobre quais colaboradores acessaram e finalizaram os conteúdos disponíveis. Assim, a Plataforma centraliza e viabiliza as ações realizadas para análise dos gestores.

No mercado existem Plataformas com diferentes funções oferecidas, é importante analisar qual Plataforma se encaixa melhor as necessidades de seu projeto EAD. A EADSKILL possuí a Plataforma LMS mais completa do mercado, caso queira conhecer nossos principais recursos oferecidos acesse aqui. 

 

4. Hospedagem da Plataforma LMS

 

A Plataforma LMS necessita ser implantada em um servidor para o acesso dos usuários da empresa. É importante analisar a infra-estrutura de sua empresa e escolher qual serviço atende suas necessidades. Basicamente os fornecedores de Plataforma LMS do mercado oferecem 3 tipos de hospedagem:

 

  • O LMS hospedado pelo próprio cliente em seu próprio servidor
  • O LMS é hospedado pelo fornecedor em um servidor dedicado para o cliente
  • LMS Cloud – O LMS é hospedado na nuvem

 

5. Alinhe o conteúdo

 

O conteúdo é o conhecimento que será transmitido para os colaboradores. O método EAD oferece diversos formatos e opções para transpor os conteúdos, como vídeos, cursos gamificados, trilhas de aprendizagem, infográficos interativos, pílulas do conhecimento dentre outros.

O mais importante é transmitir ao colaborador o conteúdo necessário com o melhor formato para o seu desenvolvimento. Um conteúdo eficiente vem para favorecer a performance do funcionário em suas atividades diárias.

 

6. Faça o levantamento do custo

 

Um curso realizado presencialmente precisa de um investimento financeiro mais alto. Afinal, existe o valor que deve ser pago ao profissional que ministra o curso e os custos com o local, logística e materiais necessários para a realização das atividades. Já o EAD pode ser realizado apenas com computador, celular, ou tablet com acesso à internet, possibilitando a participação de muito mais colaboradores do que o presencial.

Implantar o EAD na empresa requer os seguintes investimentos básicos: investimento em recursos interativos para tornar os cursos on-line mais interessantes e engajadores, Plataforma LMS para armazenar os conteúdos, profissionais qualificados para a produção do conteúdo dos cursos, designer instrucional, entre outros.

 

7. Estabeleça o tamanho e a duração das aulas

 

É importante ter em mente que os projetos EAD nas empresas podem ter diversas grades, com durações variadas em dias, meses e, até mesmo, anos.

Além disso, você precisa definir como serão as aulas. Um conteúdo bem elaborado é sempre bem-vindo, contudo, é preciso prestar atenção à duração dos encontros, para que o processo seja dinâmico e consiga prender a atenção dos colaboradores. Games, Quiz, E-books, vídeos, fóruns e questionários são algumas opções para fixação do conteúdo e que contribuem para diminuir a evasão.

A possibilidade de qualificar funcionários sem a necessidade de um evento físico torna possível que a organização tenha resultados mais rápidos. Assim que pronto, o ensino EAD proporciona rápida absorção do conteúdo entre os colaboradores, e eles podem aplicá-los nas atividades da empresa logo na sequência.

O ensino EAD nas empresas colabora para o aumento da produtividade, a diminuição do turnover, além do crescimento da inovação dentro da organização. Afinal, uma equipe alinhada aos objetivos empresariais sabe o que precisa entregar para alcançar as metas da companhia e os seus objetivos pessoais.

Que tal conhecer um pouco melhor sobre como o EAD pode transformar os resultados de sua empresa? Solicite uma conversa conosco!

 

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