O que é e como aplicar os Serious Games em treinamentos?

 

Entenda em nosso conteúdo como aplicar o serious games em treinamentos corporativos. Confira!

Se você já teve contato com jogos, sejam eles de tabuleiro, no computador ou no celular, então sabe muito bem como eles podem prender sua atenção. Além disso, ao aprender uma lição em um jogo, quase sempre você se lembra dela por bem mais tempo. Seria muito interessante poder obter resultados assim em outras áreas, não é? Essa é a essência dos serious games nos treinamentos corporativos.

Pode parecer contraintuitivo colocar algo que normalmente se vê como uma distração em um espaço de capacitação. Porém, ao utilizar corretamente os princípios da gamificação na elaboração desses treinamentos, é possível obter resultados bem melhores e mais consistentes na capacitação da sua equipe.

Quer entender melhor o que são esses jogos e como eles podem ser aplicados em seu negócio? Então acompanhe!

 

O que são os serious games?

 

Chamados de “jogos sérios” em uma tradução livre, esses são jogos que têm o propósito de educar e informar em vez de entreter. Eles ainda são engajadores e ajudam a tornar o processo mais fácil, mas o objetivo final é garantir que as instruções sejam absorvidas corretamente e implementadas no dia a dia. Essa é a diferença chave aqui.

Quanto ao formato desses jogos, isso depende muito de seu propósito, como eles serão aplicados e quais são as restrições às quais a empresa está sujeita. O processo se baseia em criar situações simuladas, com regras e objetivos bem delimitados, permitindo que todos experimentem algo mais próximo da realidade do dia a dia de trabalho.

 

Como eles contribuem com os treinamentos?

 

Não são poucos os gestores que ainda têm suas dúvidas sobre aplicar ou não os serious games em suas estratégias de capacitação. Se esse é o seu caso, veja aqui alguns benefícios que eles trazem.

 

Maior engajamento da equipe

 

Como já mencionamos, é bem mais fácil passar muito tempo se concentrando em um jogo, que é uma atividade mais envolvente, do que absorvendo passivamente o conteúdo de vídeos ou palestras. E quanto mais engajada sua equipe estiver com os treinamentos, mais eficiente tende a ser seu aprendizado.

Ao se envolver diretamente com as atividades, elas se tornam mais estimulantes, o que contribui bastante com a absorção de conteúdos complexos e mudanças de rotina. Se for feito corretamente, será mais fácil manter a atenção da equipe.

 

Foco em competências específicas

 

No geral, jogos tendem a incentivar o desenvolvimento de uma habilidade em seus jogadores, a qual costuma ser testada durante o próprio jogo. Quando falamos em cursos e treinamentos, seguimos o mesmo princípio, mas direcionando esse aprendizado a alguma competência relevante para o trabalho.

Com a aplicação da gamificação, é possível focar em uma habilidade específica de cada vez e garantir que ela foi desenvolvida antes de avançar para o próximo estágio. Isso torna o desenvolvimento mais rápido e os resultados mais consistentes.

 

Efetivo na mudança de comportamentos

 

A maioria dos jogos utiliza um sistema de recompensa e punição em seu design. Quando o jogador realiza um comportamento desejado, que o leva ao seu objetivo, ele é recompensado. Quando comete um erro, ele é punido.

Claro que ninguém espera punições reais em seus treinamentos. Porém, usar isso de forma gamificada, como parte de uma dinâmica de capacitação, é mais fácil para produzir os bons hábitos que você quer instaurar em sua equipe.

 

Como aplicar serious games em seus treinamentos?

 

Agora que você entende melhor a importância e os benefícios desses jogos em seu negócio, ainda resta aprender como eles podem ser mais bem aplicados em sua empresa. Para ajudar com isso, separamos aqui algumas dicas para aplicar essas técnicas com mais eficácia. Confira.

 

Defina os pontos a serem abordados

 

O primeiro passo para poder implementar esses jogos como ferramenta de treinamento é saber quais competências você deseja trabalhar. Afinal, o design do jogo dependerá diretamente dos seus objetivos. Se você não tiver uma ideia bem clara de quais resultados pretende alcançar ao fim desse processo, então é pouco provável que esses treinamentos gerem algum retorno relevante para o dia a dia da empresa.

 

Use os recursos de gamificação para reforçar o comportamento desejado

 

Uma vez definidos os seus objetivos, você pode começar a estruturar os serious games dentro dos seus treinamentos. E, para isso, é necessário pensar nas técnicas de gamificação e seus impactos na sua equipe. Lembre-se de que é mais fácil para um indivíduo desenvolver qualquer competência quando o comportamento desejado é devidamente reforçado.

 

Desenvolva situações relacionadas à realidade da equipe

 

Outro ponto que mencionamos sobre a aplicação dos serious games é que eles devem refletir situações reais nas quais os colaboradores estarão inseridos. Podem ser problemas comuns que serão encarados durante o dia a dia, tarefas que exigem concentração, entre outras coisas do tipo. Quanto mais próximas da realidade, mais eficaz tende a ser a aprendizagem durante e após o treinamento. E como todos estão em uma situação sem riscos, podem praticar sem medo de cometer erros e corrigi-los.

 

Tenha ferramentas para analisar os resultados

 

Não basta apenas aplicar os jogos como ferramentas e seguir em frente. É necessário fazer um comparativo entre o desempenho inicial e final da equipe para confirmar se o treinamento teve ou não o resultado desejado. Para isso, você precisa investir em ferramentas capazes de medir esse desempenho, tanto na atividade do jogo quanto no dia a dia da equipe. Um exemplo é usar a Inteligência Artificial para avaliar os dados e trazer informações relevantes.

 

Envolva os gestores na elaboração dos treinamentos

 

Por fim, mas não menos importante, os gestores da equipe sabem melhor quais habilidades precisam ser desenvolvidas para melhorar a execução das funções cotidianas da equipe. Sendo assim, ter o apoio e o feedback dessas pessoas durante todo o processo é a melhor forma de garantir sua qualidade.

Agora que você entende um pouco mais sobre os serious games e sua aplicação nos treinamentos corporativos, é hora de incluí-los em suas estratégias. E, para garantir o seu sucesso, o melhor caminho é ter apoio profissional.

Se está buscando alguém para auxiliar, entre em contato com a EADSKILL e veja mais sobre nossos serviços de tecnologia e criatividade na educação à distância.

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *