Conheça as 4 etapas para a Avaliação de Treinamentos Corporativos

 

Quer saber mais sobre as 4 etapas para avaliação de treinamentos corporativos, não deixe de conferir o nosso conteúdo.

Com verbas cada vez mais curtas e uma busca por resultados crescentes a cada dia, é importante saber como manejar os recursos disponíveis com bastante eficiência. Sendo a base da operação de qualquer empresa, as pessoas acabam sendo, também, responsáveis por uma boa parte da competitividade da organização.

Quanto mais a equipe estiver desenvolvida, melhores serão as chances de se conquistar resultados verdadeiramente significativos em mercados competitivos. Por isso, é tão importante que os gestores e líderes de departamentos avaliem a potencialidade que os treinamentos corporativos têm perante a melhoria do nível de conhecimento, comportamento e iniciativa dos funcionários.

 

Antes de começar

 

Para garantir que todo o processo seja bastante proveitoso, um bom treinamento corporativo deve ser estruturado de forma adequada.

São três fases que antecedem a avaliação dos resultados, a primeira delas é o levantamento das necessidades. Sem saber exatamente o que precisa ser desenvolvido, o gestor corre o sério risco de utilizar de forma inadequada os recursos da empresa. Ele não terá a resposta que deseja e ainda pode frustrar os colaboradores que participaram do treinamento.

O segundo passo é desenvolver um planejamento adequado, com questões que indiquem como tudo será feito, como o que, por quem, qual a metodologia — se será presencial ou EAD — e outros detalhes devem ser acertados.

Em seguida temos a realização do treinamento, que é quando o planejamento sai do papel e vai para a prática. Nesse momento, deve-se ter muita atenção para que seja possível fazer correções de rota que se fizerem necessárias.

 

Por que a avaliação de treinamentos corporativos é importante?

 

A avaliação dos seus treinamentos é tão importante quanto a aplicação em si. Alguns dos motivos para isso estão a seguir.

 

Equipe mais motivada

Durante a avaliação, você tem a oportunidade de oferecer o feedback mais adequado para cada colaborador. Além de ser uma forma de retificar o trabalho a ser realizado, também é uma ótima oportunidade para se aproximar da equipe e descobrir quais são os principais fatores de motivação envolvidos no dia a dia. Com essa informação, você terá melhores chances de mantê-los proativos.

 

Retenção e nutrição de talentos

Profissionais de talento são indispensáveis para construir um diferencial em sua empresa. Por isso é tão importante investir na melhor nutrição e retenção desses profissionais. Os treinamentos corporativos são uma parte importante disso, pois asseguram a valorização e a capacitação da equipe — e uma boa avaliação também leva em conta o nível de satisfação para esses profissionais de talento.

 

Aprimoramento dos seus métodos

O processo de aplicação e avaliação de treinamentos é vital para garantir que sua metodologia continue sendo refinada. Em cada ciclo, você pode notar quais aspectos apresentaram mais problemas, quais tiveram melhores resultados e o que pode ser alterado para obter um desempenho melhor nas próximas aplicações. Algo muito importante para assegurar uma melhoria contínua.

 

Maior credibilidade para a empresa

Por fim, mas não menos importante, investir na capacitação da equipe e garantir que esses conteúdos continuem sendo desenvolvidos e melhorados é também uma forma de employer branding. Ou seja, ela garante que o público reconhecerá a credibilidade do seu negócio, o que melhora sua reputação, chances de atrair talentos, além de novos leads.

 

Quais são as 4 etapas para avaliar os Treinamentos Corporativos?

 

Ao final dessa rotina, é hora de fazer uma boa avaliação dos resultados. Eles indicarão qual o nível de retorno percebido, os pontos a serem melhorados e aqueles que realmente fizeram a diferença durante a capacitação da equipe.

Para conseguirmos uma melhor avaliação do treinamento, o ideal é fazer uma análise por 4 pontos de vista diferentes. De maneira complementar, teremos uma possibilidade de mensuração profissional bastante clara a respeito da eficácia da capacitação realizada.

 

1. Avaliação de reação

 

Em uma escala evolutiva que vai do aspecto mais interno de cada participante até o retorno para a organização, na primeira etapa de avaliação dos treinamentos corporativos, o foco deve estar voltado para o colaborador.

O que se busca entender de forma bastante clara é como cada envolvido no processo respondeu a todos os estímulos que foram dados. Serão consideradas as percepções em torno do método aplicado e as condições do treinamento. Também devem ser observados aspectos ligados ao próprio conteúdo e ao facilitador do curso. Nessa fase, a preocupação é avaliar como foi a experiência de cada pessoa.

As percepções absorvidas nessa etapa são fundamentais para que se possa criar e aplicar outros treinamentos aproveitando tudo que deu certo e corrigindo o que não foi tão bom assim. Esses detalhes são fundamentais para que os resultados da empresa tenham chances reais de serem melhorados.

 

2. Avaliação de aprendizagem

 

Passada a primeira fase de avaliação, no segundo momento, é hora de considerar com mais profundidade uma percepção de aspectos técnicos. Essa mensuração vai depender de uma boa organização prévia do treinamento.

Na fase de planejamento, depois que se listam todas as habilidades e competências que se busca conseguir desenvolver nos participantes, é preciso identificar os indicadores que servirão como base de comparação. Quanto mais claros forem traçados os objetivos, mais fácil será conseguir averiguar se a proposta de trabalho teve realmente sucesso.

É muito importante ressaltar que tudo isso depende da escolha de indicadores que sejam fáceis de serem mensurados e que não tenham grandes margens de desvio na hora de se fazer a interpretação. Do contrário, a mensuração objetiva poderá ser realizada de forma a carregar erros que mascarem os verdadeiros resultados.

Uma dica importante para conseguir ter sucesso nessa etapa é considerar testes de desempenho, podendo ser algo mais prático ou um simulado — geralmente essas avaliações conseguem ser mais claras e traduzir em números os resultados.

Para que se tenha ainda mais certeza do ganho obtido, também vale a pena implementar um teste antes da realização dos cursos, facilitando a comparação entre o antes e o depois.

 

3. Avaliação de comportamento

 

Se na fase anterior a busca era voltada para a percepção técnica de melhoria da performance das equipes treinadas, quando o assunto é a avaliação comportamental, temos que dar espaço a outros tipos de mudanças.

Sem perder a objetividade na hora de fazer essa avaliação, o responsável pelo treinamento tem que conseguir identificar os pontos a serem avaliados. O que se busca perceber é se as habilidades conquistadas e os conhecimentos que foram realmente absorvidos estão sendo aplicados de forma útil no dia a dia da empresa.

Ainda que os funcionários tenham conseguido absorver e compreender novas informações, elas não valerão de nada se não forem aplicadas onde se espera. Para se ter certeza de que a aplicação dessas novas expertises seja uma realidade, o avaliador deve prestar atenção nos índices de produtividade.

Nessa etapa, vale a pena fazer um acompanhamento junto aos superiores diretos do grupo que passou pelo programa de treinamento. Eles terão um olhar mais apurado e condições de fazer uma comparação minuciosa entre o antes e o depois.

 

avaliação de treinamentos

 

4. Avaliação de resultados

 

Por fim, ainda é necessário que se realize uma última fase de avaliação: a dos resultados. Ainda que os treinamentos sejam muito importantes para a motivação e retenção de talentos — pois percebem claramente que a empresa está investindo neles —, o seu grande objetivo é trazer mais competitividade e produtividade para a organização.

Dependendo do tipo de treinamento, empresa e da organização das atividades envolvidas no processo de produção, os resultados serão percebidos mais cedo ou mais tarde. Independentemente de cada caso, é fundamental que os números sejam apurados.

É nesse momento em que se terá condições de perceber qual o real ganho que houve para a instituição perante o investimento feito. Diretores e acionistas são os mais interessados nessa avaliação e serão também, aqueles que decidirão pela continuidade de iniciativas similares ou não.

 

Que tipo de erro você deve evitar na sua avaliação de Treinamentos Corporativos?

 

Durante a avaliação dos seus treinamentos corporativos, é comum que você tenha algumas dúvidas, as quais podem levar a certos erros. Confira aqui alguns exemplos aos quais você deve atentar.

 

Ignorar as particularidades de cada equipe ou colaborador

 

É verdade que, para maximizar a eficiência, você precisa aplicar treinamentos em massa. Porém, é um erro acreditar que todos terão resultados idênticos diante dos mesmos conteúdos. Cada indivíduo absorve informações e assimila conteúdos de forma diferente, sendo necessário adaptar parte do que é produzido para que todos possam aproveitá-lo ao máximo. A longo prazo, a personalização tende a gerar melhores resultados.

 

Ser um gestor ausente

 

Um dos maiores erros cometidos na aplicação e avaliação de treinamentos é acreditar que, depois de aplicado, você pode não pensar mais no assunto. A verdade é que, na grande maioria dos casos, sua equipe terá dúvidas e vai precisar de apoio para consolidar as informações dos treinamentos. E para maximizar esses resultados, você precisa acompanhar o desenvolvimento do seu time.

 

Dar um número grande demais de instruções

 

Independente de sua efetividade e competência, cada profissional tem um limite no que pode fazer por dia. Isso inclui tanto suas rotinas de trabalho quanto seus treinamentos. Fique atento ao volume de sessões e exigências oferecidas, pois o excesso pode comprometer a capacidade do seu time de acompanhar essas demandas.

Como é possível perceber, o sucesso dos treinamentos corporativos depende muito de um bom planejamento e execução. Se você fizer uma boa avaliação de treinamentos logo em seguida, poderá corrigir erros e aprimorar seus processos com mais facilidade.

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