O poder do e-learning para pequenas empresas

 

E-learning para pequenas empresas, entenda quais são os seus benefícios.

Em qualquer negócio, independentemente de seu porte ou de seu seguimento, a qualificação de seus colaboradores é a chave para garantir seu sucesso. Sem isso, nenhum investimento terá resultados consistentes. Porém, para micro e pequenos empreendedores, pode ser difícil justificar o investimento de tempo e recursos em alguns desses treinamentos. Nesses casos, a aplicação do e-learning para pequenas empresas costuma ser a melhor alternativa.

Você provavelmente já ouviu falar do conceito de e-learning em algum momento, mas pode não ter se aprofundado muito. E se ainda não considerou ele como uma possibilidade para capacitar sua equipe, então é hora de estudar melhor suas opções.

Para ajudar com isso, explicaremos melhor o que é o e-learning para pequenas empresas e quais são suas principais vantagens. Acompanhe!

 

O que é o e-learning?

 

De forma bem simples, o e-learning é o ensino à distância, aquele realizado por meio de materiais online, videoaulas, entre outros. Dessa forma, o conteúdo pode ser visitado por qualquer pessoa que apresente permissão de acesso e conexão à internet, tornando essa uma opção bem prática para qualquer negócio.

Esse formato de educação já tem ganhado espaço em diversas áreas, desde a formação acadêmica até a capacitação técnica. E, claro, também pode ser aplicado em empresas como método de treinamento ou de instrução para novos colaboradores. Se for bem utilizado, seus resultados podem ser surpreendentes.

 

Principais benefícios do e-learning para pequenas empresas

 

Agora que você conhece o e-learning, o próximo passo é entender seu impacto positivo dentro do seu negócio. Veja aqui algumas das principais vantagens que esse método oferece para as pequenas empresas.

 

Investimento direto no seu capital humano

 

Como já dissemos, ter uma equipe bem capacitada é fundamental para assegurar seu melhor desempenho. Sendo assim, investir em treinamentos acaba sendo algo obrigatório, mesmo em pequenos negócios. E o e-learning é mais uma opção para essas empresas.

Devido aos motivos que citaremos a seguir, é bem provável que esse formato seja o melhor para garantir bons resultados em seu time. Sendo assim, quanto antes você fizer esse investimento, mais cedo verá seus benefícios no dia a dia.

 

Aulas mais econômicas

 

Um dos grandes impedimentos para vários treinamentos corporativos é conseguir separar os recursos necessários para preparar o local. Sem falar que, enquanto a equipe está sendo capacitada, seu negócio fica muito tempo parado. Dependendo do seu seguimento, isso pode prejudicar bastante seu desempenho.

Por outro lado, materiais digitais e videoaulas têm custo bem menor, pois podem ser confeccionados uma vez e replicados para todos os colaboradores. Isso garante o mínimo de impacto negativo na sua rentabilidade no curto prazo.

 

Flexibilidade de horário e local

 

Nem toda agenda de trabalho pode acomodar 1 hora de capacitação. Alguns serviços exigem rotinas muito fechadas, deixando bem mais difícil deslocar seus colaboradores até uma sala para receberem o treinamento ou algum curso. Porém, esse aprendizado ainda é necessário para manter sua rentabilidade de longo prazo.

Nesse ponto, o e-learning para pequenas empresas se torna uma excelente alternativa. Por ser realizado completamente online, é possível flexibilizar o horário das aulas e acessá-las de qualquer local, facilitando a conciliação delas com o horário de trabalho.

 

Melhor índice de retenção

 

Ao longo de um curso, é normal que alguns alunos mudem de ideia, tenham imprevistos ou algum outro motivo para abandoná-lo, especialmente quando já era difícil manter a rotina. Porém, para a empresa, é ideal que você tenha a maior taxa de retenção possível.

O e-learning é uma boa forma de lidar com isso, tanto pelo seu formato quanto pela sua flexibilidade. Como cada colaborador pode prosseguir com as aulas no próprio ritmo e nos horários mais confortáveis, é mais fácil concluir o conteúdo.

 

Mais oportunidades de engajamento

 

A menos que os profissionais responsáveis sejam altamente preparados para a situação, treinar um grupo grande de pessoas é uma tarefa bem difícil. Inevitavelmente, algumas pessoas ficarão mais de lado e não vão se engajar tanto com o conteúdo, o que resulta em menor absorção.

Por outro lado, o conteúdo obtido online pode apresentar maior interatividade, material adicional e outras coisas que contribuem com o engajamento. Se forem bem aproveitados, esses materiais tendem a levar muito mais qualidade ao treinamento como um todo.

 

Sem limitação no número de pessoas

 

Falando em grandes turmas, é provável que alguns cursos ou treinamentos sejam obrigatórios para todos na sua empresa, especialmente se levarem em conta procedimentos de segurança. Isso significa que, para treinar todos os indivíduos, você pode precisar dividi-los em turmas e promover múltiplas sessões.

Obviamente, isso consome muito mais tempo, energia e recursos da empresa e da equipe. Nesse ponto, a utilização do e-learning para pequenas empresas é muito mais eficiente, já que o conteúdo pode ser replicado para todos os indivíduos com mais facilidade.

 

Efeito positivo na aprendizagem

 

Em geral, depois de algum curso ou palestra, o normal é que cada pessoa absorva apenas 10% do que foi observado, sendo necessário reforçar a aprendizagem para garantir sua fixação. Porém, há outros métodos que têm uma absorção inicial bem maior, incluindo o e-learning.

Devido a alguns de seus recursos, os cursos online podem promover bastante a absorção do conteúdo. Material de apoio, combinação de som, imagem e movimento, além de tarefas que reforçam o aprendizado, são ferramentas bem comuns e muito eficazes nesses treinamentos.

 

Baixo impacto ambiental

 

Por fim, mas não menos importante, muitos treinamentos tendem a ter alto impacto ambiental, seja no uso de papel, consumo de materiais, energia ou qualquer outro recurso. E quanto mais vezes ele precisa ser repetido, mais esses impactos se acumulam.

A digitalização de conteúdos, incluindo os treinamentos, se tornou algo comum, em parte, por esse motivo. Com materiais que podem ser replicados rapidamente para centenas de pessoas, não é necessário gerar tanto consumo de recursos, garantindo o menor impacto ambiental.

Agora que você entende melhor a importância do e-learning para pequenas empresas, é hora de usá-lo em suas estratégias de capacitação para sua equipe. E quanto mais souber sobre sua implementação, melhores serão seus resultados.

Quer se informar melhor? Então veja nosso guia do e-learning e aprenda mais sobre o tema.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *