A gestão de pessoas é um desafio em qualquer segmento, considerando as diferentes necessidades e expectativas dos colaboradores que precisam ser alinhadas aos objetivos da empresa, de modo que os esforços conjuntos alcancem bons resultados.
Sem contar que o gerenciamento do negócio demanda conhecimento dos processos internos e domínio do mercado de atuação, para otimizar a rotina e superar os concorrentes — o que faz as pessoas terem um papel fundamental em todo esse contexto.
O objetivo deste post é falar sobre a importância da gestão de pessoas e como lidar com os colaboradores para conseguir que eles se mantenham motivados e produtivos. Continue lendo e veja 5 sugestões de como agir na sua empresa para assegurar uma gestão eficiente!
A importância da gestão de pessoas dentro de uma organização
O capital humano é um dos maiores bens de uma empresa, ou seja, são as pessoas as responsáveis por conduzir as atividades e processos para atingir os objetivos e metas — sem elas, até mesmo um negócio promissor corre o risco de insucesso.
Entretanto, para fazer com que os profissionais se comprometam e entreguem um serviço de qualidade, é essencial gerir suas habilidades e competências em prol dos objetivos da empresa sem, contudo, deixar de valorizar os aspectos motivacionais desse relacionamento.
O ambiente de trabalho reúne pessoas com perfis e características diversas. Na vida pessoal, elas vivenciam experiências que, de uma forma ou de outra, impactam em seu modo de se comportar e agir diante dos fatos.
À gestão, cabe administrar esses aspectos distintos na personalidade de cada indivíduo, para que funcionem coletivamente. Dentro da estrutura corporativa, um gestor de pessoas tem a missão de fazer com que as normas, regras e políticas sejam aplicáveis a todos, sem distinção.
É um trabalho conduzido pelo setor de RH, em apoio aos líderes e gestores de áreas no acompanhamento e estímulo à melhoria do desempenho individual e coletivo da equipe. Os colaboradores tendem a se sentir mais seguros quando o RH presta o apoio na gestão de pessoas.
Um ambiente em que os talentos são geridos com profissionalismo e atenção ao desenvolvimento e crescimento, é mais saudável e promissor. Os colaboradores se sentem envolvidos e valorizados.
Isso faz da gestão de pessoas um dos principais pilares da organização, usada para conectar os profissionais de talento a cargos e funções adequadas ao perfil. Além do compromisso de estimular seu crescimento por meio da motivação, da valorização e de outros fatores que estejam ligados à satisfação pessoal e profissional.
5 maneiras de fazer uma boa gestão de pessoas
A gestão de pessoas não é fácil, pois o ser humano, em toda a sua complexidade existencial, é capaz de atitudes e comportamentos, por vezes, imprevisíveis. Embora no processo de recrutamento e seleção sejam aplicados testes para análise do perfil comportamental, é no dia a dia que as pessoas se revelam.
É importante ressaltar que gerir pessoas requer uma construção diária dentro do vínculo de trabalho. Ao longo do tempo de relacionamento, as diversas interferências internas e externas podem gerar conflitos ou situações que precisam ser cuidadas para evitar impactos na performance da empresa.
Dessa forma, o melhor caminho é adotar uma série de condutas que coloquem os colaboradores no centro do negócio. Trouxemos 5 dicas que podem ajudar você a aprimorar a gestão de pessoas da sua empresa!
1. Conheça seus colaboradores
Parece clichê, mas as experiências profissionais podem ser determinantes na trajetória dentro de uma empresa. Portanto, conhecer o histórico dos colaboradores ajuda a identificar as habilidades e direcionar para atividades que você sabe que serão desempenhadas com maestria.
Por outro lado, os pontos de deficiências podem ser mais bem explorados e desenvolvidos, colaborando para complementar as competências e melhorar a capacidade de execução das tarefas designadas.
2. Saiba ouvir
O formato de gestão em que o superior “manda” e o funcionário “obedece”, já não é tão usual, saudável ou produtivo. Um funcionário é a melhor pessoa para dizer o que pode ou não dar certo em um processo ou projeto.
Isso porque, no dia a dia, é ele quem lida com as particularidades e criticidades da operação, compreendendo os limites e potencialidades dos desafios que vêm pela frente. A gestão inteligente faz questão de contar com sugestões e apontamentos dos profissionais, enfatizando o valor de uma ideia ou sugestão vindas da equipe.
3. Ofereça treinamentos
Muitos erros e falhas podem ocorrer devido à falta de treinamento e atualização dos procedimentos e processos. As variações e novidades do mercado, a troca de colaboradores ou mudanças no formato do negócio podem motivar a reciclagem ou nova formação de pauta específica.
Além de investir no conhecimento para melhorar o desempenho geral da empresa, os treinamentos têm efeito motivacional, já que promovem maior engajamento, além de desenvolver o senso de pertencimento.
Um profissional bem treinado se esforçará para colocar em prática todo o aprendizado, visando oportunidades futuras. Sem contar o reflexo positivo na percepção do cliente, conferindo maior credibilidade à empresa junto ao seu público.
4. Reconheça as conquistas
A cada conquista da empresa, compartilhe com os colaboradores, ressaltando a importância da participação de cada um, afinal, eles são responsáveis, diretos ou indiretos, e peças-chave no sucesso alcançado pela organização.
É preciso celebrar uma vitória incluindo as pessoas que se dedicaram ao cumprimento de uma meta. Se possível, recompense os colaboradores pelo feito, oferecendo desde um café da manhã diferenciado até premiações para os destaques — são ações eficazes e incentivadoras.
5. Forneça feedbacks contínuos
Se você deseja maior desempenho ou a mudança de comportamento de um profissional, precisa dizer isso a ele. O feedback deve ser usado com sabedoria pela gestão de pessoas, para encontrar o tom mais adequado na hora de pontuar as questões com os colaboradores.
Escolha o momento certo de fazer a abordagem, seja para mostrar os defeitos, seja para exaltar as qualidades. Você já deve ter ouvido que uma gestão adequada e justa elogia em público e repreende no privado, logo, use o feedback continuamente para salientar uma boa performance, como também mostrar os aspectos que podem ser melhorados.
Ao colocar em prática nossas dicas, você perceberá, em médio e longo prazo, todos os benefícios de uma boa gestão de pessoas. Do ambiente saudável ao trabalho colaborativo e retenção de talentos, uma empresa que valoriza suas pessoas colherá bons frutos desse plantio.
Gostou do post? Que tal aproveitar a visita no blog para assinar nossa newsletter, e receber direto no seu e-mail todos os nossos conteúdos e novidades atualizados sobre esse e outros assuntos?
Parabéns pela matéria e pelas dicas, ter um excelente atendimento da sua equipe requer um bom treinamento na empresa e as vezes ainda não temos o suporte adequado para disponibilizar tal treinamento, por esse motivo que sempre recomendo a meus colegas que contratem uma equipe especializada em treinamento e consultoria empresarial para que possam obter melhores resultados com suas equipes.
Advogado Araranguá