Quais as vantagens de utilizar o mobile learning para vendas?

 

O mobile learning é uma ferramenta de capacitação à distância que pode ser acessada por smarphones, tablets e demais dispositivos móveis. Afinal, a presença desses dispositivos tornou-se uma necessidade no cotidiano dos indivíduos. Por isso, o uso dessa ferramenta pelas empresas é fundamental para a otimização do ensino corporativo.

O mobile learning vem se mostrado bastante eficaz também para o sucesso das equipes de vendas. Isso se explica pelo fato de que os profissionais aprendem de maneira mais ágil e assertiva, e as empresas adotam uma solução sábia para atender às demandas de todos os colaboradores.

Nesse post, explicaremos mais sobre as vantagens do mobile leaning para vendas e como ele pode ser incorporado no dia a dia, promovendo o sucesso. Confira!

 

O que é o mobile learning?

 

O mobile learning é uma ferramenta de ensino que fornece um ambiente autêntico para professores e alunos, pois utiliza dispositivos móveis como plataforma para otimizar a capacitação à distância.

Essa metodologia é muito eficaz, afinal, os aprendizes podem ter acesso ao conteúdo em qualquer ambiente no qual possam se conectar à internet (e ainda existe a possibilidade de fazer download dos conteúdos para o acesso offline). Desse modo, o aprendizado é promovido de forma ágil e com qualidade.

Por isso, as empresas devem encarar o mobile learning como uma estratégia de ensino corporativo e incorporá-lo em seus treinamentos.

 

Quais as vantagens de utilizá-lo em vendas?

 

O mobile learning para vendas tem se mostrado cada vez mais eficaz ao longo dos anos. Logo, possibilitando a aprendizagem até mesmo aos profissionais remotos, a qualidade da equipe aumenta e as vendas se multiplicam.

A seguir, acompanhe as principais vantagens do uso do mobile learning para vendas. Confira!

 

Flexibilidade na aprendizagem

 

Com a possibilidade de acesso ao conhecimento em dispositivos móveis, o aprendizado é flexibilizado.

Dessa maneira, os profissionais de venda podem se atualizar a qualquer momento, trocar conhecimento com os demais membros da equipe e colocar em prática o que foi aprendido.

Isso é benéfico, pois o colaborador não precisará se deslocar e nem perder tempo produtivo de trabalho para receber o treinamento.

 

Aumento no engajamento da equipe

 

Como a equipe toda estará capacitada e atualizada, seu engajamento para conquistar os resultados é aumentado. Afinal, ela vai observar ainda que a empresa se preocupa com seu desenvolvimento e capacitação, logo, os integrantes se mostrarão mais abertos a demonstrarem um desempenho competitivo.

 

Maior preparo da equipe

 

Se antes os profissionais tinham muitas dúvidas em suas argumentações em relação aos produtos e serviços ofertados, sobre como abordar um cliente e demais práticas relacionadas à sua atuação, agora, com o uso do mobile learning para vendas, a equipe se mostra mais preparada.

Isso se explica pelo fato de que os treinamentos serão direcionados de acordo com as demandas da equipe, otimizando seu desenvolvimento.

 

Melhora no acompanhamento de resultados

 

Por fim, haverá a melhora no acompanhamento dos resultados, pois tanto a equipe, quanto os gestores terão objetivos e métricas traçadas para verificar se a estratégia de ensino corporativo está sendo eficaz.

Powered by Rock Convert

 

Como utilizar o mobile learning com a equipe de vendas?

 

Ao utilizar o mobile learning para vendas, a distribuição do conteúdo ao longo de um treinamento pode ser feita em Pílulas de Conhecimento. Abaixo, vejamos algumas etapas a serem seguidas para promover uma capacitação eficiente. Confira!

 

Determine os objetivos do treinamento

 

O primeiro passo para utilizar o mobile learning com a equipe de vendas é reconhecer que o seu objetivo é corresponder às estratégias da corporação e não somente realizar a transferência de conhecimentos.

Isso significa que é preciso fazer um levantamento da demanda teórica e prática dos profissionais de venda, determinar os objetivos do treinamento de acordo com as estratégias do negócio e promover uma capacitação voltada a alcançar essa busca.

Ou seja, se o seu objetivo é aprimorar a capacidade de argumentação no momento da venda, seu treinamento deve ter essa temática.

 

Incorpore valor com o microlearning

 

O segundo passo para utilizar o mobile learning com a equipe de vendas é incorporar valor com o microlearning. Esse método oferece microlições aos alunos, ou seja, são ensinamentos de poucos minutos, que podem ser acessados de qualquer dispositivo móvel a qualquer momento.

Logo, o microlearning viabiliza e agiliza o acesso ao conhecimento para que a ideia seja relembrada ou antecipada para melhor captação do conteúdo no momento do treinamento aprofundado.

 

Inclua seus profissionais alocados e remotos

 

O mobile learning permite que se mantenha a qualidade dos treinamentos ofertados aos profissionais alocados e remotos. Afinal, o dispositivo pode ser levado para os vendedores que vão à campo, promovendo a otimização do tempo e garantindo a mesma experiência de aprendizagem.

Logo, inclua seus profissionais alocados e remotos na capacitação. Dessa forma, os conhecimentos serão alinhados de maneira mais rápida e os resultados começarão a se multiplicar.

 

Engaje a aprendizagem colaborativa e multiplataforma

 

O mobile learning é extremamente benéfico, no entanto, os profissionais podem sentir falta da troca de ideias que os treinamentos presenciais proporcionam. Por isso, incentive a aprendizagem colaborativa e multiplataforma.

Isso pode ser realizado por meio de redes sociais corporativas, aplicativos de mensagens e ferramentas como o Skype, Microsoft Teams e Hangout, por exemplo.

Dessa maneira, a equipe de vendas poderá trocar conhecimentos, reflexões, dúvidas e ideias de acordo com o que foi aprendido no treinamento.

 

Qual a importância de acompanhar os resultados da prática?

 

Acompanhar os resultados da prática do mobile learning para vendas é importante para avaliar se a estratégia está realmente gerando os resultados esperados ou se deve ser repensada a fim de garantir a otimização dos processos.

Isso significa que não basta incorporar o mobile learning para vendas, é preciso definir métricas para mensurar o sucesso da aprendizagem. Ou seja, após a aplicação da capacitação, observe se os objetivos estão sendo alcançados de fato e se os colaboradores estão engajados com essa forma de transmissão do conhecimento.

Isso pode ser feito com a aplicação e solicitação de feedbacks, com a comparação entre os resultados anteriores e posteriores ao treinamento e na observação dos indicadores da companhia de modo geral.

Desse modo, ocorre a melhoria contínua e o mobile learning é utilizado com sabedoria, promovendo o sucesso e atendendo às demandas.

Como vimos, o uso do mobile learning para vendas é extremamente positivo e recomendável para promover a melhoria contínua e tornar esse setor mais competitivo. Quando a empresa investe na capacitação de seus profissionais, ela conquista times de alta performance, que se mostram cada vez mais engajados a apresentar resultados de alto valor.

E então, gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais e divida esse conhecimento com seus amigos!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *