Reskilling e Upskilling entenda melhor esses conceitos

 

Entenda em nosso conteúdo o que é reskilling e upskilling!

Ao longo de qualquer carreira, um bom profissional passa por diversas mudanças. Pode ser o desenvolvimento de novas habilidades ou mesmo mudanças completas em seu rumo profissional. E há muito que as empresas também podem fazer para acompanhar e aproveitar esse processo. Um bom exemplo disso são os conceitos de reskilling e upskilling, cada vez mais comuns e importantes em diferentes organizações.

Na prática, esses termos não são ideias completamente novas para a maioria das empresas, mas também não são completamente esclarecidos. Ter essas ideias bem claras é uma maneira de aplicá-los com mais eficácia e consistência em seu dia a dia.

Para te ajudar com isso, vamos falar um pouco sobre o que esses termos representam, qual é sua importância, por que e como você pode adotá-los. Acompanhe.

 

O que é reskilling?

 

Como mencionamos, todo profissional passa por mudanças. Porém, elas não necessariamente envolvem trocar de emprego. Afinal, não faltam exemplos de pessoas que entram em um cargo onde não podem implementar suas principais capacidades, e as empresas já sabem disso.

Diante disso, reskilling é o ato de remanejar seus colaboradores de modo que eles atuem onde podem ser mais produtivos. Se um colaborador possui muita criatividade, por exemplo, não há por que deixá-lo em um cargo com tarefas repetitivas. Vale mais a pena investir em novas habilidades e promovê-las no dia a dia.

 

O que é upskilling?

 

Por outro lado, não só há indivíduos que estão no lugar certo, como também podem crescer muito mais com o devido investimento. É aí que entra o upskilling, que é aprimoramento de um colaborador dentro de sua área de atuação atual. Investimento em formação, treinamentos, oferecer recursos para pesquisas e projetos, entre outras coisas que o tornam mais eficaz onde ele já está. Em muitos contextos, o maior nível de especialização é uma qualidade muito bem-vinda.

 

Como saber se é necessário investir em reskilling e upskilling?

 

No geral, sua empresa deve sempre pensar em promover a realocação e aprimoramento dos colaboradores. Porém, existem sinais que indicam que essas medidas são um pouco mais urgentes para melhorar o desempenho do seu negócio.

A forma mais simples de notar isso é fazer uma análise de perfil da sua equipe. Se houver uma disparidade muito grande em relação ao perfil do colaborador e o perfil desejado para determinado cargo, então é melhor investir em reskilling. Por outro lado, se um perfil é adequado, mas sua produtividade ainda é baixa, então é sinal de que você precisa investir em upskilling.

 

Como colocar esses conceitos em prática?

 

O reskilling e upskilling são ações importantes para o melhor desempenho de uma empresa, mas pode ser um pouco difícil aplicá-los quando você não sabe bem por onde começar. Para te ajudar com isso, listamos aqui alguns passos que você pode seguir para implementá-los. Confira:

 

1. Avaliação dos colaboradores

 

Já mencionamos isso, mas é importante reforçar: para poder determinar se alguém está ou não no cargo certo, você precisa entender suas capacidades e seus perfis profissionais. Para isso servem as análises de equipe. Com esses dados em mãos, você pode compará-los a outros exemplares do mercado e da sua própria empresa, tendo uma base para decidir realocá-los ou investir mais em suas atividades atuais.

 

Powered by Rock Convert

2. Oferecer incentivos e recursos à equipe

 

Depois de identificar possíveis casos onde o reskilling ou upskilling sejam necessários, você deve criar alguns incentivos para que a equipe também acompanhe essas mudanças. Em muitos casos, investir diretamente nesses processos, com formação e materiais, é um bom ponto de partida. Porém, especialmente para o upskilling, deve haver alguma compensação extra a longo prazo.

 

3. Envolvimento do RH

 

O trabalho do setor de Recursos Humanos é indispensável para o reskilling e upskilling dentro de um negócio. É nesse setor que é feito o planejamento de integração de novos colaboradores, assim como suas avaliações de perfis. Sendo assim, ter o auxílio dos profissionais da área será imperativo para garantir os melhores resultados a longo prazo.

 

4. Uso adequado da tecnologia

 

Por fim, lembre-se de que as ferramentas de gestão podem ser usadas para avaliar sua equipe e encontrar oportunidades para implementar essa estratégia. Dessa forma, você minimiza os custos envolvidos no processo e reúne mais dados com os quais possa analisar seu desempenho e os resultados obtidos com essas mudanças em sua empresa.

 

Quais as vantagens de investir em reskilling e upskilling?

 

Apesar de serem estratégias muito positivas para qualquer empresa, ainda há muitos gestores que não as implementam em larga escala, seja por não saberem como ou por não acreditarem em sua eficácia.

Confira aqui algumas das principais vantagens que esse investimento oferece:

 

1. Incentivo à proatividade

 

A proatividade é uma qualidade cada vez mais buscada por diferentes empresas, pois é indicativa de um profissional capaz e independente, que requer menos manutenção. Porém, você também pode promovê-la dentro da sua empresa através desses investimentos. Quando um colaborador é alocado em uma área que é mais de seu interesse ou quando recebe orientação para se aprimorar, ele também tem mais motivos para se empenhar no dia a dia.

 

2. Acompanhar as demandas do mercado

 

Mesmo um profissional de alto desempenho pode ficar para trás quando não passa pelo reskilling e upskilling de vez em quando. Algumas habilidades precisam ser reforçadas e atualizadas de tempos em tempos, especialmente quando há novos conhecimentos em uma área. Da mesma forma, com a maior ênfase atual na multidisciplinaridade, alguns setores podem aproveitar melhor colaboradores com diferentes perfis.

 

3. Aproveitar melhor seus recursos humanos

 

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom lembrar que o propósito tanto do reskilling quanto do upskilling é garantir que sua equipe seja a mais produtiva possível. Deixar cada profissional presente em uma área onde ele possa ser melhor aproveitado é indispensável para garantir maior desempenho e evitar desgaste.

Com essas informações, você já entende melhor a importância de investir em reskilling e upskilling. Se já notou alguns dos sinais que mencionamos em seu negócio, então deve começar a se planejar o quanto antes para aplicar essa estratégia.

Quer receber mais das nossas dicas? Então, siga-nos no Facebook, LinkedIn, Instagram e no Twitter para acompanhar tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *