Mobile Learning: Entenda tudo sobre esse formato para EAD

 

O mobile learning, ou m-learning, é um método de ensino que veio para ficar na educação corporativa. Assim, é importante que empresas que investem no desenvolvimento de projetos de aprendizado para seus colaboradores conheçam essa opção.

Essa prática vai de acordo com uma das principais mudanças do mercado: o uso de dispositivos móveis conectados à internet. De acordo com balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o número de acessos móveis à internet no país ultrapassou a marca de 235 milhões. Muita coisa, não acha?

Essa estatística mostra a importância de investir em modelos de treinamentos que se adequem ao ambiente mobile, como o m-learning. Pensando nisso, criamos este artigo para você conhecer melhor o mobile learning, entender como fazer sua adoção e de que forma ele pode contribuir para os treinamentos dos colaboradores da sua empresa. Continue a leitura e confira!

 

O que é mobile learning?

 

O mobile learning é uma modalidade de ensino a distância (EaD) que viabiliza o uso de dispositivos móveis — como smartphones, tablets e notebooks — para a realização de atividades de ensino. Nesse sentido, é a produção de materiais e conteúdos próprios para serem consumidos nesses aparelhos.

No meio corporativo, o m-learning pode ser utilizado dentro do projeto de ensino e desenvolvimento dos colaboradores. Diversas empresas estão aproveitando os recursos e a versatilidade desse modelo, uma vez que ele oferece uma forma moderna e inteligente de chegar até o colaborador e permitir que ele absorva o conteúdo no seu tempo, a qualquer dia ou hora.

O uso do mobile learning pode ser feito de diferentes formas, para atingir variados objetivos. Algumas empresas utilizam ferramentas com esse conceito para ministrar treinamentos a clientes, fornecedores ou colaboradores. Há a possibilidade de classificar os participantes em níveis de aprendizado, aplicar provas e até emitir certificados on-line.

O mobile learning ainda oferece um formato que permite a integração a sistemas, softwares de gestão, big datas ou outras formas que são facilitadas pelo uso da inteligência artificial para relacionamento com os usuários. Assim, pode ser visto como uma ferramenta tecnológica fantástica para o ambiente de educação corporativa.

 

mobile learning

 

Quais formatos e metodologias podem ser utilizados com o m-learning?

 

Podemos citar várias ferramentas de aprendizado que podem ser produzidas para serem usadas num ambiente de mobile learning. Apresentamos alguns exemplos desta aplicação a seguir. Veja!

 

Aplicativos

 

Feitos de acordo com a necessidade de cada curso, podem assumir a forma de redes sociais ou e-learning corporativo. Normalmente, demandam mais custo e mão de obra para o desenvolvimento, mas são uma forma customizada e automatizada de oferecer conteúdos de ensino sob medida para a sua empresa.

 

Vídeos

 

Com o mobile learning, você pode oferecer treinamentos ou informações da empresa por meio de vídeos curtos para todos os colaboradores, facilitando a comunicação e o conhecimento de suas equipes. Para isso, é importante que eles sejam produzidos num formato suportado por dispositivos móveis.

Além disso, é indicado que os conteúdos voltados para o m-learning sejam de curta duração — no máximo, 10 minutos, permitindo que os usuários consumam o aprendizado de forma prática, rápida e de qualquer ambiente.

 

E-books

 

Os e-books são livros ou manuais digitais que podem ser disponibilizados via arquivo PDF, o que os torna muito úteis para treinamentos de curto prazo. Esses materiais podem ser facilmente consumidos em dispositivos móveis, desde que apresentem fácil leitura.

 

Pílulas do conhecimento

 

As pílulas do conhecimento são uma metodologia de ensino de curta duração, que oferece material educativo — normalmente no formato de vídeo —, em pequenos módulos, para serem consumidos em até cinco minutos. Nesse sentido, são muito indicadas dentro de uma estratégia de m-learning.

Elas podem ser feitas em animações gráficas de curta duração, com o intuito de passar aos colaboradores informações de diversos assuntos relacionados à empresa, tais como algum novo produto ou serviço que ela esteja oferecendo a seus clientes ou até mesmo informações técnicas e comportamentais.

 

Gamificação

 

Outra metodologia que é tendência no mercado de educação corporativa e se adapta muito bem a estratégias de mobile learning é a gamificação. Essa prática consiste na adoção de elementos de jogos para aumentar o engajamento e a interação dos colaboradores em treinamento.

Alguns exemplos de aspectos utilizados é a criação de etapas de treinamento que só podem ser feitas depois que outra for concluída, pontuação, rankings, desafios e premiações para treinamentos finalizados.

 

Notificações por push

 

As notificações de push são enviadas no dispositivo móvel do colaborador para avisar quando um novo curso estiver disponível na plataforma, facilitando em sua organização e realização de atividades e treinamentos, gerando maior envolvimento e resultados ao longo do aprendizado.

Algumas plataformas de mobile learning permitem que o próprio usuário configure as notificações para que ele se recorde de prazos e atividades que devem ser cumpridas em seus treinamentos corporativos.

 

Apresentações

 

Apesar de tradicional, as apresentações de PowerPoint também podem ser integradas a estratégias de treinamento no formato m-learning, principalmente para revisar conteúdos já estudados com profundidade.

Para isso, elas devem ser feitas de forma moderna, apresentando conteúdo objetivo, que inclui apenas imagens e informações importantes para o objetivo do treinamento. A sua produção deve ser pensada para o uso em dispositivos móveis.

 

Conteúdo em realidade virtual (VR) e aumentada (AR)

 

Um modelo mais moderno e tecnológico de treinamento corporativo que pode ser adotado na estratégia de ensino móvel são os conteúdos feitos em realidade virtual ou aumentada.

Eles demandam o uso de óculos VR ou AR, porém oferecem uma experiência de imersão que gera mais interesse e aprendizado para os participantes, aumentando o retorno para o projeto de educação corporativa.

 

m learning

Quais são os benefícios de utilizar o mobile learning para empresas?

 

Você deve estar se perguntando por que usar o mobile learning nos treinamentos ou cursos da sua empresa, certo? Por isso, vamos ajudá-lo, citando os sete principais benefícios para quem usa essa modalidade.

 

1. Acessibilidade

 

Os dispositivos móveis já foram desenvolvidos para que os usuários tivessem mobilidade para todos os recursos. Então, essa é uma forma certa de oferecer ensino acessível onde quer que o colaborador esteja.

 

2. Praticidade

 

Levar conhecimento para quem desejar acessar a qualquer hora e lugar é praticidade. O mobile learning é, portanto, uma forma de aprender sem transtornos na rotina e sem custos com deslocamento.

 

3. Otimização do tempo

 

Toda essa versatilidade do mobile learning é uma forma de otimizar o tempo. Assim, o colaborador pode programar os seus momentos de estudo naquele instante em que tem maior disponibilidade. Tudo isso sem perder tempo com deslocamentos ou parando a produção diária.

 

4. Alcance

 

Por não exigir a presença física do colaborador em local e horário específico, o mobile learning permite que a empresa aumente o alcance de suas ações de desenvolvimento, tornando o seu projeto de educação corporativa mais democrático dentro do negócio.

 

5. Retenção e aproveitamento

 

A facilidade de personalizar e adequar o aprendizado com suas rotinas, bem como o acesso a metodologias modernas de ensino, geram mais atratividade para os treinamentos, fazendo com que mais colaboradores comecem e terminem os conteúdos, melhorando os indicadores de retenção e aproveitamento do projeto.

 

6. Flexibilidade de produção

 

Conforme apresentamos, a estratégia de mobile learning pode ser feita com materiais diversos e novas metodologias de ensino. Assim, é mais simples personalizar o desenvolvimento dos conteúdos para os dispositivos e atender aos objetivos do treinamento.

 

Como esse método de ensino pode ser usado no meio corporativo?

 

O mobile learning pode ser aplicado para alcançar diferentes objetivos dentro do projeto de educação corporativa da empresa. A seguir apresentamos suas principais aplicações. Confira!

 

Treinamentos corporativos

 

O mobile learning é muito utilizado em treinamentos corporativos, principalmente quando a empresa tem colaboradores externos, como vendedores, técnicos, entre outros, uma vez que esse formato facilita a distribuição e o acesso aos treinamentos.

Em conjunto com metodologias de pílulas de conteúdo, eles podem desenvolver habilidades técnicas e comportamentais, e aperfeiçoar diferentes conhecimentos apenas acompanhando conteúdos e treinamentos pelo dispositivo móvel.

 

Controle da qualidade

 

Considere que a sua empresa possua filiais, onde seja preciso manter o padrão da produção e o mesmo nível de qualidade em todas as unidades. Deslocar-se frequentemente para ministrar treinamentos, além de desgastante, é bem menos produtivo para as equipes de recursos humanos ou comunicação.

Nesse contexto, ao implementá-lo como e-learning corporativo, é possível minimizar as reuniões de treinamento externas e garantir que as expectativas de produção da matriz alcancem todos os funcionários.

 

Manutenção da cultura

 

Os treinamentos não precisam ser, necessariamente, sobre procedimentos. Disseminar a expectativa da empresa quanto ao comportamento dos colaboradores também é algo necessário.

É importante que o seu cliente se sinta na mesma corporação, independentemente da unidade onde está. Por isso, manter o alinhamento sobre os processos de atendimento, postura e comportamento é essencial.

 

Como implementar uma estratégia de mobile learning para EaD?

 

Normalmente, o mobile learning é utilizado como parte da estratégia de ensino corporativo da empresa. Quando o projeto é a distância (EaD), é importante que ele seja parte ou integrado à plataforma LMS (Learning Management System) do negócio, permitindo que os usuários acompanhem seu desenvolvimento nos dois ambientes.

Para implementar o m-learning e produzir conteúdos relevantes, é importante seguir alguns passos. São eles:

 

  • avaliar o levantamento das necessidades de treinamentos da empresa;
  • identificar se o m-learning é um formato desejado entre os colaboradores — se apresentam dispositivos móveis e gostariam de treinamentos mais flexíveis;
  • entender quais lacunas de desenvolvimento podem ser mais bem preenchidas com o uso do mobile learning;
  • determinar quais conteúdos no formato mobile são mais adequados para cada treinamento;
  • fazer a produção dos materiais seguindo boas práticas e especificações técnicas;
  • no caso da adoção de um aplicativo móvel, fazer sua escolha de forma estratégica e realizar sua integração às demais ferramentas usadas na educação corporativa;
  • incluir os treinamentos e divulgar a ferramenta;
  • testar sua eficiência e medir os resultados.

Essas atividades garantem que o m-learning seja usado de forma eficiente dentro do projeto de educação corporativa da empresa, oferecendo formas práticas e inteligentes de suprir lacunas reais de desenvolvimento entre os colaboradores.

 

Quais cuidados são essenciais para o sucesso dessa prática?

 

Ao adotar o m-learning, é sempre importante se preocupar com a usabilidade do software ou do material a ser disponibilizado. Nesse sentido, é necessário garantir a responsividade para que a experiência do usuário seja positiva.

Além disso, também é essencial disponibilizar arquivos leves para que os downloads ou carregamentos sejam rápidos e consumam menos internet do pacote de dados do cliente.

Também é importante indicar visualmente o tempo de cada conteúdo do treinamento ou curso.

Uma dica é particionar o conteúdo e utilizar botões grandes para facilitar os cliques nas telas do celular ou tablet. Se não houver o devido cuidado com a performance do sistema e disponibilização dos arquivos, dificilmente os alunos vão aderir satisfatoriamente ao mobile learning.

De forma resumida, as principais preocupações no desenvolvimento de materiais e escolha de um ambiente m-learning são:

 

Formato do conteúdo

 

Preferencialmente, materiais objetivos, didáticos e de consumo rápido, como textos em tópicos, vídeos, imagens ou jogos.

 

Tempo de estudo

 

Os treinamentos devem ser construídos em pequenos módulos, que podem ser consumidos dentro de um curto período de tempo — até cinco minutos.

 

Design

 

Responsivo, otimizado para o consumo em dispositivos móveis, com funcionalidades que facilitam a realização dos treinamentos.

Nesse sentido, a escolha da ferramenta mobile learning deve ser feita de forma estratégica, considerando as funcionalidades e os aspectos do design oferecido. O mais indicado é que esse ambiente seja personalizável, permitindo que a empresa atenda melhor às necessidades de seus colaboradores.

 

Por que usar uma empresa especializada nesse processo?

 

Existem no mercado empresas especializadas em educação corporativa que oferecem serviços e produtos para negócios que desejam investir no desenvolvimento de projetos de aprendizado para seus colaboradores.

Esses parceiros podem fornecer a ferramenta EaD com opção de aplicativos móveis ou responsivos, que suportam estratégias de m-learning. Além disso, elas podem desenvolver os materiais no formato adequado para serem utilizados no ambiente móvel.

Além disso, eles permitem que a empresa conte com a ajuda de seus times especializados para desenvolver estratégias mais eficientes para o desenvolvimento de seus colaboradores. Assim, essa parceria otimiza os investimentos feitos em educação corporativa.

Depois de todas essas informações, fica evidente que o mobile learning é um método de ensino muito interessante para qualquer empresa. Como você pôde ver, sua aplicação não se restringe a um campo do negócio, e seus benefícios podem contribuir para o desenvolvimento de diversas áreas.

Se você identificou uma oportunidade de melhoria, não perca a oportunidade! Entre em contato conosco e saiba como implementar o mobile learning na sua empresa. Temos a solução ideal para o seu empreendimento!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *