Descubra o que é Scorm e qual seu papel no futuro!

6 minutos para ler

 

Scorm é um termo associado às especificações exigidas para a padronização na construção de conteúdos de ensino à distância e é útil para otimizar a comunicação com a plataforma LMS. Em português, LMS significa Sistema de Gestão de Aprendizagem e é um software voltado para criação, organização e gestão de treinamentos e cursos virtuais.

Tendo isso em vista, vamos explicar o que é o Scorm e quais as tendências desse recurso para o futuro do EAD. Entenda mais sobre a importância do Scorm e saiba como ele pode contribuir com a dinamização da rotina da gestão escolar. Ainda, confira as principais vantagens que justificam o investimento nessa ferramenta.

Aproveite a leitura!

 

Afinal, o que é Scorm?

 

Shareable Content Object Reference Model (ou SCORM), quando traduzido para a língua portuguesa, significa Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável. Conceitualmente, esse é um padrão de comunicação informacional utilizado para a transferência de conteúdos entre as mais variadas plataformas de ensino.

Basicamente, o Scorm permite que cursos, materiais e informações sejam transferidos entre plataformas. Com a evolução do ensino online houve a necessidade de buscar novas estratégias e recursos para atender a demanda pela procura e oferta de cursos nessa modalidade. Essas circunstâncias estimularam o desenvolvimento de softwares utilizados no suporte desses serviços.

Sobretudo para as Plataformas LMS, utilizadas para a gestão e distribuição dos conteúdos mais importantes na modalidade de ensino à distância, criar meios de trocar dados de forma compatível é essencial. Assim, o Scorm torna-se um importante instrumento para estabelecer a integração dos dados e otimizar a comunicação entre essas diferentes plataformas.

 

Qual a origem do Scorm?

 

Devido às necessidades de acompanhar a transformação digital resultante da evolução tecnológica que surgia na época, o Scorm começou a ser desenvolvido no final do século XX. A pioneira na idealização desse recurso foi a Advanced Distributed Learning (ADL), que atendeu a pedidos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Bill Clinton, o então presidente da “terra do Tio Sam”, chegou a elaborar decretos e a implementar políticas públicas de estímulo a movimentos em prol da criação de ferramentas como o Scorm. A meta era oferecer um suporte adequado ao compartilhamento de materiais e divulgar as possibilidades que o ensino à distância representava para o setor educacional.

O objetivo dos EUA com esse novo projeto era a criação e a oferta de cursos preparatórios e de treinamentos online para os seus exércitos. A elaboração do Scorm foi tão importante que, assim que foi concretizado, a maior parte das agências federais americanas passou a usar programas baseados em seu padrão.

 

Como ele funciona?

 

Quanto à funcionalidade, o Scorm é considerado um modelo de referência para elevar a eficiência da parte técnica dos cursos não presenciais. Isso permite uma boa adaptação deles às plataformas. No entanto, o Scorm não é uma metodologia didática, mas sim a padronização dos arquivos dentro da plataforma utilizada pela instituição.

Portanto, ao possibilitar o seguimento de um padrão para a distribuição dos conteúdos, ele fez a diferença para esses cursos, pois na época, migrar conteúdos entre plataforma era um grande desafio. Como essa parte técnica era muito trabalhosa, os processos eram caros. Logo, a maior funcionalidade do Scorm é a melhoria da eficiência na comunicação entre as plataformas EAD.

 

Por que o Scorm é tão importante para o EAD?

 

Na prática, pode-se afirmar que o Scorm é um conjunto de especificações técnicas elaboradas para garantir a eficiência da comunicação entre cursos digitais. A proposta dessa ferramenta é integrar as mais diversas plataformas voltadas para o e-learning.

A utilização do Scorm no EAD flexibiliza soluções para os mais diversos processos de aprendizagem dessa categoria de ensino. Ele permite o compartilhamento de diferentes materiais como animações, vídeos interativos, animações, fotografias, textos, podcasts e conteúdos de interesse geral.

Dessa forma, vale frisar que a ideia de Scorm não está vinculada a conceitos de design instrucional, suporte técnico ou metodologias de cunho pedagógico. Porém, ela é muito benéfica para a EAD por ser um padrão a ser seguido pelas plataformas de aprendizagem online como a LMS.

 

Quais as vantagens da utilização do Scorm?

 

Selecionamos algumas das principais vantagens do Scorm para o universo EAD. Veja quais são!

 

Migração

A migração permite o uso de cursos no padrão Scorm em diferentes plataformas de LMS ou similares, o que impede que o cliente fique refém de um único fornecedor. Normalmente, as empresas trabalham com fornecedores diferentes, o que torna o padrão Scorm uma ferramenta necessária à padronização desses treinamentos e cursos, independentemente da origem deles.

 

Integração de conteúdo

A praticidade de integrar conteúdos de fontes diversas traz significativas vantagens para a instituição que oferece cursos à distância. Ao compartilhar conteúdos e variados objetos de aprendizagem é possível desenhar trilhas mais favoráveis aos processos de ensino. Tanto nas escolas como para a aprendizagem corporativa, essas tecnologias são diferenciais importantes.

 

Empacotamento

O empacotamento simplifica a transmissão dos cursos, pois o Scorm pode ser gerado e enviado no formato .ZIP. Isso favorece não apenas a transmissão, mas permite a migração dos materiais de plataforma para plataforma. Pacotes no padrão Scorm podem ter a mesma linguagem, o que flexibiliza soluções para a geração de múltiplos conteúdos para a mesma plataforma LMS.

 

Qual o futuro do Scorm?

 

Após tantos anos, o Scorm ainda ocupa um lugar de destaque como base para inspirar a criação de novas tecnologias para o universo corporativo e educacional. Ele é o ponto inicial ou o pilar de onde se iniciam as transformações necessárias para chegar a uma experiência de gestão de aprendizagem online ainda mais completa.

Agora, o grande desafio é encontrar caminhos que permitam explorar as inovações tecnológicas proprietárias de tantas plataformas diferentes utilizadas na metodologia EAD. Como cada uma delas tem suas particularidades, a meta é procurar meios de melhorar ainda mais a integração e a eficiência delas no futuro.

Por fim, vale destacar que o Scorm é um conceito atrelado à excelência da comunicação entre plataformas de ensino à distância. Graças à funcionalidade dele, é possível assegurar a preservação das informações necessárias à continuidade dos processos de migração e integração entre as diversas plataformas.

Agora ficou ainda mais fácil receber conteúdos assim em seu e-mail. Quer saber como? Assine a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário