6 benefícios do podcast em treinamento e por que virou tendência!

 

A capacitação de uma equipe é o fator que mais pesa na qualidade do serviço prestado e no desempenho do negócio como um todo. Por isso é tão importante investir em programas de treinamentos e desenvolvimento para sua equipe. Porém, isso pode gerar mais custos em uma empresa, especialmente se o material for muito extenso. Uma forma de mitigar isso é a utilização de podcast em treinamento corporativo.

Esse tipo de atividade tem se tornado mais comum e é uma forte tendência no desenvolvimento de treinamentos para empresas. E, se você souber como utilizar esses recursos corretamente, verá um efeito bem positivo no desenvolvimento do seu negócio.

Para te ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre o que são e por que você deve usar o podcast em treinamento corporativo. Acompanhe.

 

O que são os podcasts?

 

De forma bem simples, um podcast é um material, como uma aula, que é entregue na forma de áudio, como se fosse um programa de rádio. Porém, ao invés de ser transmitido ao vivo, ele é gravado para que o espectador possa ouvi-lo quando achar melhor. É uma prática cada vez mais comum, especialmente quando não há recursos de vídeo disponíveis com a mesma facilidade.

Nos últimos anos, graças à maior presença das ferramentas digitais no dia a dia, tanto consumidores quanto empresas estão se adaptando para tirar o maior proveito possível desses recursos. Os podcasts são um exemplo bem claro disso, ajudando na modernização dos treinamentos, além de outras áreas, como o áudio-marketing, por exemplo.

 

Quais as principais vantagens do podcast em treinamento?

 

A elaboração de podcasts se tornou algo mais comum por diversos motivos, tanto dentro quanto fora das empresas. Alguns exemplos de suas principais contribuições para os programas de treinamento estão a seguir.

 

1. Conteúdo mais dinâmico

 

Absorver um conteúdo via texto e via áudio são duas experiências consideravelmente diferentes. Ouvir a voz de outra pessoa à medida que ela explica seu conteúdo é uma forma de aprendizado mais eficiente para várias pessoas, além de exigir menos atenção concentrada por um período longo de tempo, economizando um pouco da sua energia mental.

O simples fato de as informações serem apresentadas em um formato dinâmico já contribui bastante com a absorção de certos tipos de conteúdo. Algo especialmente importante em treinamentos corporativos, onde cada instrução e aprendizado tem um impacto bem elevado no trabalho que é entregue para o cliente final.

 

2. Não depende de um local específico

 

Um das primeiras limitações no desenvolvimento de muitos treinamentos corporativos, especialmente os presenciais, é a disponibilidade de um local adequado. Em muitos negócios, não há uma sala grande o suficiente onde é possível reunir todos os colaboradores. Da mesma forma, um treinamento a distância exige que todos os participantes estejam disponíveis e presentes ao mesmo tempo.

Com o uso do podcast em treinamento, você consegue minimizar esse tipo de problema. Já que são utilizadas gravações ao invés de transmissões ao vivo, cada pessoa pode assistir onde achar melhor e quando achar melhor, sem depender de uma intercessão na disponibilidade de agenda de todo mundo.

 

3. Custo de produção reduzido

 

Existem várias maneiras de promover treinamentos a distância, cada um com seus prós e contras. Porém, um dos contras que mais pesa para os empreendedores é justamente o investimento inicial, especialmente em recursos de vídeo, preparação da transmissão, entre outras coisas do tipo. Dependendo do tipo de negócio, pode ser praticamente impossível ter tudo isso à sua disposição facilmente.

Diante dessa perspectiva, os podcasts se tornam um canal bem mais eficiente. Em primeiro lugar, como tudo que é necessário é um sistema de gravação de áudio, o custo total de investimento é bem menor em relação à qualidade que você obtém. Além disso, é mais fácil preparar uma estação de gravação adequada em qualquer casa.

 

4. Facilidade de replicação

 

Como já mencionamos, quanto mais pessoas precisam acessar o mesmo treinamento, mais difícil é fazer com que ele seja transmitido com a qualidade necessária. Se forem treinamentos presenciais, é importante que todos tenham acesso aos mesmos equipamentos e recursos durante cada sessão. Se forem transmissões ao vivo, todos os colaboradores devem conseguir acessar e assistir com o mínimo de qualidade.

Com os podcasts, esse problema fica bem menor. Basta disponibilizar o arquivo para ser ouvido na plataforma de treinamentos da sua empresa, em uma pasta na nuvem ou em outro meio disponível. Dessa forma, toda a informação de treinamento estará rapidamente disponível para seus colaboradores sem muita dificuldade.

 

5. Gravações podem ser arquivadas e reutilizadas

 

Uma vez que um treinamento é elaborado, é provável que você venha a reutilizá-lo no futuro, especialmente se for um tópico bem básico sobre o setor ou sua empresa como um todo. Sendo assim, ter que reinvestir nesses programas com muita frequência não é a forma mais eficiente de fazer seus investimentos.

Sendo assim, o uso do podcast em treinamento apresenta mais uma solução: o arquivamento de gravações. Uma vez que um material esteja elaborado e possua a qualidade que você deseja, basta deixá-lo guardado e reapresentá-lo aos novos colaboradores quando isso for necessário. Dessa forma, você só precisa refazer o treinamento quando houver alguma mudança no seu conteúdo.

 

6. Economia de tempo

 

Por fim, mas não menos importante, um podcast também é um investimento mais eficiente do seu tempo e da sua equipe. Em treinamentos normais, pode ser necessário repeti-los várias vezes, exigindo que você passe mais tempo como instrutor e menos tempo em outras áreas da gestão da sua empresa.

Ter podcasts gravados, que podem ser reproduzidos em horários diferentes com bem menos esforço e investimento, é uma forma bem melhor de economizar seu tempo a longo prazo. Da mesma forma, o tempo da sua equipe também é preservado, já que eles podem alocar o horário dos treinamentos como acharem mais adequado em suas rotinas.

Com essas informações, já fica bem clara a importância do uso do podcast em treinamento corporativo. Para quem precisa administrar uma equipe a distância, é uma ferramenta extremamente útil.

E se você quer implementar essa prática em seu negócio, entre em contato com a EADSkill e veja como podemos te auxiliar.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *