Por que adotar Treinamento Corporativo Personalizado na empresa?

6 minutos para ler

 

Há muitos fatores que afetam o desempenho de um negócio, sendo a sua equipe um dos mais relevantes. Quando você estabelece seu negócio, invariavelmente precisará de um time capaz de prestar um bom serviço para atrair e reter o público, e para isso servem os programas de treinamento e desenvolvimento dentro das empresas.

Nos últimos anos, esse é um conceito que foi amplamente adotado por vários negócios. Sendo assim, para continuar se destacando em relação aos concorrentes, você precisará de algo a mais. Nesse ponto, é uma boa ideia investir em um treinamento personalizado para maximizar os resultados obtidos pela sua equipe.

Há um investimento inicial a mais para melhorar a qualidade dos seus treinamentos e modificá-los, mas ele gera grande retorno ao longo do tempo — basta saber como implementar estas ideias da forma correta.

Continue a leitura deste post e veja o que é o treinamento personalizado. Vamos mostrar, também, as vantagens que ele oferece ao seu negócio. Acompanhe.

 

O que significa ter um treinamento personalizado?

O nome em si é bem autoexplicativo: trata-se de um tipo de treinamento em que os conteúdos e o método de apresentação são adaptados ou criados especificamente para o seu público. Nesse caso, eles são feitos para obter o melhor resultado dentro da sua própria empresa.

Essa é uma prática mais comum em EAD, pois os treinamentos online têm bem mais flexibilidade para serem implementados. Além da possibilidade de adaptar os horários e datas, também é possível utilizar uma variedade bem maior de ferramentas para promover o aprendizado entre seus colaboradores.

 

Quais benefícios ele oferece?

Como já mencionamos, a implementação de um treinamento personalizado exige um pouco mais de preparo do que simplesmente reproduzir um conteúdo padrão. Porém, ela também pode trazer outras vantagens para a gestão de pessoas e o trabalho em equipe. Alguns dos principais exemplos estão listados a seguir.

 

Engajamento da equipe

Um dos primeiros pontos a favor da personalização de treinamentos é a possibilidade de envolver a equipe nesse processo, tanto no desenvolvimento quanto na aplicação. Quando o conteúdo em si ainda está sendo planejado, é possível conversar com os colaboradores e determinar quais métodos e ferramentas serão mais eficazes para sua retenção. Além disso, uma elaboração bem-adaptada também torna o processo mais interessante, o que contribui com a fixação do conteúdo e o empenho de todos durante os treinamentos.

 

Foco nas suas demandas específicas

Por mais conceituado que um treinamento seja, dificilmente ele é elaborado com as necessidades específicas da sua equipe em mente, seja com relação aos métodos, tempo de aplicação, ferramentas, entre outras coisas. Em muitos casos, esse é o fator que impede muitos negócios de implementar certos programas de treinamento.

No entanto, ao adotar um treinamento personalizado, é possível focar diretamente nas demandas da sua empresa, seja no que diz respeito ao formato, o conteúdo ou algum outro fator que melhore os resultados obtidos — isso tudo fica bem mais visível ao observar seus efeitos no dia a dia.

 

Conteúdo mais completo

Outra questão importante com relação aos treinamentos são as lacunas deixadas. Caso ele não esteja tão atualizado ou não seja voltado para seu segmento, pode gerar alguns problemas nos processos da empresa, pois a equipe não terá a orientação completa que precisa a princípio.

A personalização dos treinamentos também é uma forma de arrumar essas pequenas falhas, incluindo tópicos relevantes para sua equipe e para o desempenho da sua empresa. Dessa forma, seus colaboradores não terão problemas para aprender o conteúdo e colocá-lo em prática no dia a dia de trabalho.

 

Otimização do tempo

Para que qualquer treinamento seja ministrado, é necessário interromper a rotina de trabalho da equipe, pelo menos por um tempo. Isso significa uma redução momentânea de produtividade para promover mais ganhos a longo prazo. Porém, quanto tempo que é perdido aqui depende, principalmente, de como você estrutura esse programa.

Fazer mudanças no conteúdo e no formato pode economizar bastante tempo, especialmente para treinamentos que precisam ser passados para um grande número de colaboradores. Ou seja, quanto antes esse processo for concluído, mais efetivo ele será para a equipe.

 

Melhor desempenho a longo prazo

É sempre bom lembrar que, no fim das contas, o objetivo do treinamento personalizado é maximizar a produtividade da equipe e a qualidade do trabalho na empresa. O foco deve estar em como essas mudanças afetam o seu trabalho a longo prazo, priorizando o desenvolvimento dos colaboradores.

Isso inclui a personalização, para que o treinamento seja o mais adequado possível às suas condições. Dessa forma, você pode implementar apenas as mudanças que são mais benéficas em relação ao tempo e volume de investimento.

 

Redução da rotatividade

Por fim, mas não menos importante, há também a questão da rotatividade, que é a frequência com a qual sua equipe é substituída. Se ela for muito elevada, significa que a empresa está consumindo mais recursos com pesquisa de currículos, avaliação de candidatos e com os processos legais envolvidos na contratação e desligamento de novos profissionais.

A promoção de treinamentos é uma forma de reduzir esse índice. Com uma equipe mais bem capacitada para os trabalhos, há menor necessidade de fazer substituições. Além disso, o custo de preparar os colaboradores atuais quase sempre é menor que o de contratar um novo time.

 

Entenda o conceito de microlearning

Para esclarecer melhor uma forma comum de personalizar o treinamento, você pode buscar o conceito de microlearning. Trata-se de uma metodologia em que os conteúdos são divididos em pequenas partes independentes, as quais são aplicadas separadamente.

A intenção aqui é facilitar a apreensão do conteúdo ao reduzir os ciclos de aprendizado a algo mais fácil de absorver em pouco tempo. Da mesma forma, cada pedaço pode ser atualizado e adaptado de maneira independente, dando mais flexibilidade na hora de elaborar novos programas de treinamento.

Com essas informações, você já entende um pouco melhor os benefícios de um treinamento personalizado para sua equipe. Com um pouco de investimento, é possível otimizar os resultados do seu negócio.

Se quiser conhecer mais sobre esse tema e aplicar os melhores treinamentos em seu negócio, entre em contato com a EADSKILL e conheça nossas melhores ferramentas e metodologias de capacitação.

Você também pode gostar

Deixe um comentário