Saiba o que é mundo VUCA e seu impacto no RH

 

O mundo VUCA não é um termo novo, apesar de ter ganho popularidade e de estar se concretizando com o cenário econômico e de transformação digital que vivemos. Esse conceito já era falado em 1990 pelo exército norte-americano para caracterizar o período em que o mundo se encontrava após a Guerra Fria.

Essa é uma abordagem que mostra como as mudanças e diferentes cenários nacionais e internacionais são intensos e podem impactar não somente os processos de recursos humanos e captação de clientes, mas toda a empresa. O mundo VUCA não se limita somente aos acontecimentos, mas também à volatilidade comportamental e de consumo da sociedade.

Dada a importância de conhecer esse termo, entenda do que se trata e como o RH pode se preparar. Veja só.

 

O que é o mundo VUCA? 

 

O mundo VUCA é a sigla em inglês e denominação utilizada para definir os novos comportamentos e características das sociedades, do mundo e das empresas. Em tradução, esse é um termo que quer dizer:

 

  • volatility (volatilidade);
  • uncertainty (incerteza);
  • complexity (complexidade);
  • ambiguity (ambiguidade).

 

Volatilidade

 

A volatilidade é referente às constantes e ágeis mudanças que acontecem em todos os contextos e setores. Você já percebeu, por exemplo, como as práticas e estratégias utilizadas no RH de uma empresa mudam constantemente? Isso acontece pela necessidade de adequar as empresas e colaboradores a essa nova realidade. E os celulares? Que em alguns meses já se tornam ultrapassados.

 

Incerteza

 

Principalmente em razão da volatilidade, fica cada vez mais difícil fazer previsões de resultados e cenários, mesmo com as empresas utilizando dados e tecnologias para essas projeções. Por isso, o que acontecerá amanhã tem sido incerto, sendo que isso dificulta as ações das empresas, planejamentos e que estejam preparados para as novas demandas de mercado.

 

Complexidade

 

O mundo VUCA, por promover a incerteza de possíveis cenários, desencadeia uma complexidade de previsões e possibilidades. Com isso, o trabalho das empresas, incluindo o de recursos humanos, se torna mais complexo e difícil, porque as organizações correm o risco de falhar e ir em contramão aos cenários e tendências.

 

Ambiguidade

 

Nada é tão claro, simples e 8 ou 80. A realidade é complexa, variável, volátil, intensa e turva. A nossa economia sofre impactos com acontecimentos do outro lado do mundo e a tecnologia faz com que tudo seja imediato. Em outras palavras, dificilmente haverá respostas prontas e específicas para um problema.

 

Quais são os impactos do mundo VUCA no RH? 

 

Powered by Rock Convert

Conforme o mundo VUCA influencia a maneira como as empresas precisam trabalhar, serem geridas e as estratégias utilizadas, o setor de recursos humanos também sente os impactos dessas mudanças.

Infelizmente, diversas empresas não conseguem sobreviver no mercado, pois apresentam dificuldades ou relutância em inovar, se diferenciar e em se manter competitivas. Considerando que o RH é quem faz a intermediação entre organização e profissionais e por ser, muitas vezes, o responsável direto pela cultura da empresa, esse é um dos setores que mais sente a volatilidade, a mudança e a necessidade de reinvenção.

Os processos de seleção e as decisões, por exemplo, precisam ser mais rápidos e estarem de acordo com essas necessidades internas (das organizações) e as externas (cenário econômico e social, por exemplo).

Além disso, mais do que nunca, é necessário voltar esforços para o desenvolvimento de pessoas e para a experiência do colaborador, ou employee experience. As políticas internas de contratações também precisam atender às novas características das empresas e do mundo.

 

Como o RH pode se preparar para lidar com o mundo VUCA? 

 

Para que as organizações não sofram graves e irreversíveis consequências pela falta de adequação ao mundo VUCA, o setor de RH pode, e deve, começar a aplicar algumas medidas.

A seguir, entenda quais são as principais ações que podem minimizar os riscos, a complexidade e ainda fazer com que a empresa consiga aproveitar as oportunidades e ter profissionais de qualidade.

 

Agilidade de gestão e decisões mais rápidas 

 

As principais características do mundo VUCA são a volatilidade e a incerteza de cenário. Além disso, como dito, existe ainda a complexidade em se preparar e prever oportunidades. Diante disso, o recursos humanos precisa ser ágil em suas decisões e estratégias, seja na contratação, seja na gestão dos colaboradores.

No entanto, é preciso que essa agilidade seja planejada, pois é preciso ter prudências em todas as ações. Para isso, duas coisas são imprescindíveis: a qualificação e ferramentas que auxiliem nessa agilidade e decisões acertadas.

 

Investimento em estratégias de colaboração entre equipes

 

O RH sabe melhor do que qualquer outro setor que o trabalho em equipe e a motivação são a engrenagem que move qualquer tipo de negócio. Se tratando do mundo VUCA, para lidar com a complexidade e ambiguidade, a colaboração entre os times é um fator diferencial.

Isso é importante para que estratégias, projetos e práticas sejam desenvolvidas com mais agilidade e empenho, sendo que isso favorece a resolução de falhas, identificação de cenários positivos e de ações que possam contornar os problemas. Como já dizia o velho ditado “várias cabeças pensam melhor que uma”.

 

Mindset digital 

 

Mindset digital é um termo amplamente utilizado para definir o uso de ferramentas e tecnologias que elevem a maturidade de gestão e capacidades das empresas tomarem decisões rápidas e acertadas. Um dos principais desafios é se desfazer do pensamento tradicional e manual que muitos setores de RH ainda têm.

Essa é uma cultura de gestão que promove uma comunicação interna mais eficiente e fluída, reduz os erros e gargalos dos processos e setores, torna o recursos humanos mais alinhado às expectativas e necessidade de toda a organização e promove a colaboração das equipes.

Para implantar o mindset digital em uma empresa e no setor de recursos humanos, é necessário promover treinamentos, cursos e palestras. Essa qualificação é o primeiro e mais importante passo para que os profissionais conheçam as tendências de mercado e passem a pensar de maneira digital e inovadora.

O mundo VUCA requer que as organizações invistam no recursos humanos e na qualificação de seus profissionais, para que estejam preparados para lidar com tantos desafios. Portanto, a atualização é fator crucial para ficar por dentro das oportunidades de mercado, que já não podem ser claramente previstas ou determinadas. Então não tema as mudanças, apenas se adapte a elas.

Para se adequar ao mundo VUCA, investir em treinamentos é uma ação indispensável. Então aproveite para conhecer os 5 tipos de metodologias de treinamento corporativo aqui mesmo, em nosso blog.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *