Utilizar indicadores de treinamento e desenvolvimento para gerar números que revelem o quanto a ação de treinamento proporciona valor para a organização é um dos grandes desafios para a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Atualmente, há muito mais ênfase no uso dessas estatísticas para analisar os diferentes aspectos da sua empresa no lugar de observações subjetivas.
Os tradicionais indicadores utilizados pelas empresas como custo, número de horas, quantidade de colaboradores, entre outros, apesar de oferecerem dados importantes, não revelam a eficiência dos programas de T&D. Para isso, você precisa de um foco maior nessas informações e sua aplicação.
Nesse sentido, alguns tipos de indicadores podem ser utilizados para mensurar de forma mais precisa os investimentos na área e oferecer ações efetivas, que proporcionem mais credibilidade na empresa. Desta forma, a área de treinamento reunirá condições para atuar de forma proativa e como parceira estratégica do negócio.
Para te ajudar com isso, vamos falar um pouco mais da importância dos indicadores de treinamento e desenvolvimento e trazer alguns exemplos de indicadores que você deve começar a usar. Acompanhe.
A importância dos indicadores de treinamento e desenvolvimento
Apesar de sua utilidade, muitos empreendedores não investem o suficiente na captação e análise de indicadores de desempenho para T&D. A medida que um negócio começa a crescer, não ter essas informações aumenta a dificuldade para tomar certas decisões.
Algumas das principais vantagens de implementar os indicadores de T&D para avaliar a educação corporativa estão a seguir.
Visão mais clara sobre o desempenho da equipe
A maior dificuldade com os programas de treinamento e desenvolvimento não é sua aplicação, mas sim identificar quais desses investimentos traz resultados reais para seu negócio. Não faltam exemplos de negócios que dedicam tempo e recursos a várias ações do tipo, mas que depois não têm como comprovar a efetividade do conteúdo no dia a dia de trabalho.
Ter alguns indicadores de desempenho para seus programas de treinamento e desenvolvimento é um bom ponto de partida para fazer essa análise. Se você acompanhar os números certos e compará-los com o tempo, terá uma ideia melhor do impacto gerado pelos treinamentos no dia a dia. E, com base nisso, pode apontar possíveis melhorias e fazer correções na medida do necessário.
Mais facilidade para planejar os próximos programas de T&D
Falando em planejamento, seus indicadores de desempenho são fundamentais para destacar os pontos fortes e fracos da sua equipe e definir quais treinamentos serão necessários. Não há grandes motivos para instruir uma equipe no uso de um sistema com o qual todos já estão familiarizados, por exemplo.
Por outro lado, é importante promover treinamentos de autogestão em um time que apresenta problemas de organização e autonomia.
Também é importantíssimo que essas avaliações sejam feitas antes, durante e após cada treinamento. Dessa forma, elas serão úteis não apenas no planejamento de novos programas, mas também para facilitar pequenos ajustes ao longo do caminho e permitir a maximização de sua eficácia.
Ferramenta de feedback para os colaboradores
Por fim, mas não menos importante, é bom lembrar que, em última instância, o grupo ao qual os indicadores de treinamento e desenvolvimento mais servem são os próprios colaboradores. Esses números são uma forma bem eficiente de feedback, revelando seus principais erros e indicando a melhor maneira de corrigi-los ao longo do tempo.
Além de serem mais claras e objetivas, essas informações dão uma perspectiva rápida sobre o direcionamento do trabalho no momento. Se esse não for o resultado esperado, todos terão uma oportunidade imediata de se corrigir.
9 indicadores de treinamento e desenvolvimento que você deve usar
Existem muitos indicadores que podem ser usados para avaliar o desempenho da equipe, sendo que alguns deles podem ser mais relevantes para seu contexto específico do que outros. Porém, em quase todo caso, todos são úteis.
Separamos para você 9 indicadores de treinamento para começar a usar já! Confira.
1. Valor médio do investimento em treinamento por pessoa
O valor médio do investimento em treinamento por funcionário é um indicador muito importante. Você pode aperfeiçoar o treinamento, utilizando, por exemplo, plataformas EAD, reduzindo o custo por colaborador.
Em consequência, se torna mais fácil conseguir aprovação para a viabilização dos projetos de T&D.
2. Taxa de adesão
Estar presente fisicamente não significa interagir, assimilar e concluir o treinamento da forma esperada, o que nos leva a outros indicadores. Assim, a taxa de adesão revela a eficiência da divulgação do treinamento e o interesse no tema pelo público-alvo.
3. Taxa de abandono
Aqui, é medida a quantidade de colaboradores que iniciaram, porém não concluíram o treinamento. Esse indicador auxilia a identificar questões relacionadas a conteúdo, execução do treinamento, ou até mesmo uma possível falta de coerência entre o que foi prometido e o que está sendo entregue na prática.
4. Média da avaliação de reação
O objetivo desse indicador é mensurar como os colaboradores avaliaram o treinamento. Com essa informação em mãos é possível ter uma visão ampla do nível de empatia, satisfação e compreensão do que foi proposto no evento.
Ainda assim, é preciso atenção! Não é porque o treinamento foi bem-avaliado pelos participantes que vai se transformar em aprendizado concreto e gerar mudança de atitudes do público interno.
Por isso, não se trata de um indicador muito significativo quando se procura medir a eficiência da grade de treinamento. Contudo, as respostas apuradas na avaliação de reação auxiliam na tomada de decisão para o planejamento dos próximos cursos, como a divisão do conteúdo e a linguagem a ser adotada.
5. Média da avaliação de aprendizado
Qual a pontuação dos colaboradores no treinamento?
A assimilação do aprendizado pode ser verificada de diversas maneiras. Uma delas — a mais comum — é por meio das avaliações. Não importa tanto o resultado médio, o que vale é ter esses dados para verificar em que ponto sua empresa se encontra e como é possível fazer melhor, tornando não só a grade de treinamento mais eficiente, como também melhorar as avaliações.
Ao avaliar a aprendizagem é fundamental mensurar a evolução do conhecimento adquirido pelos colaboradores. Para obter esses dados, o recomendado é que a aprendizagem de cada participante seja medida antes e após o treinamento, de forma a qualificar e, principalmente, conseguir quantificar os efeitos desejados.
Para esse fim, pode ser aplicado um teste de conhecimento antes e após o curso, algo que seja fácil, viável e mensurável. Outra forma de verificar o aprendizado é através de um “grupo de controle”, técnica em que é comparado um grupo que não participou do treinamento com o grupo já treinado, de forma a medir as diferenças obtidas nos resultados.
A aprendizagem também pode ser avaliada por meio de exercícios de simulação, como uma apresentação ao final das aulas, com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos, ou ainda, pela aplicação de testes orais, provas objetivas, entre outros.
6. Taxa de treinamento via multiplicadores internos
Qual a porcentagem de horas de treinamento investida para que os próprios colaboradores pudessem multiplicar o conhecimento para os outros colegas? É relevante conseguir mostrar a evolução na taxa de treinamento via multiplicadores, afinal, quando se faz o conhecimento circular dentro da organização, gera-se um ciclo de otimização de recursos.
Além disso, com os funcionários sendo capazes de multiplicar conhecimento, a cultura de treinamento na organização tende a aumentar e não ficar tão presa ao orçamento da área de Treinamento e Desenvolvimento.
7. Média de treinamentos por pessoa
Quantos treinamentos, em média, cada funcionário teve acesso em determinado período?
Esse é um dado importante para que você possa enxergar a expansão do seu trabalho como gestor de treinamento e desenvolvimento ou líder corporativo. Quanto mais treinamentos os funcionários forem submetidos, maior se torna a capacitação.
Não só a quantidade, mas a qualidade também devem ser avaliada para que os treinamentos ganhem mais força nas organizações. Faça uso de treinamentos técnicos, generalistas, comportamentais, online ou presencial. O importante é despertar no funcionário novas formas de pensar e agir, alinhadas com os objetivos da organização.
8. Tempo médio de treinamento por pessoa e investimento
Quanto tempo de trabalho dos funcionários foi empregado, em média, para o treinamento?
Segundo o Great Place to Work (GPTW), em seu relatório do ranking de 2020 das melhores empresas para se trabalhar, 70% dessas companhias oferecem bolsas de estudo para graduação ou pós, 57% investem em desenvolvimento e mais de 70% oferecem programas de coaching a seus colaboradores.
Isso significa que é possível um melhor aproveitamento quando é dedicado boa parte do tempo para investir em T&D num determinado período. Pode-se constatar o sucesso após a geração de outros indicadores relevantes, permitindo comparar o impacto no aumento ou redução do orçamento de um ano para outro.
9. Avaliação de Resultados
A avaliação dos resultados é a etapa mais significativa, pois é por meio dela que é possível identificar se o treinamento contribuiu para os resultados da organização.
Para avaliar se o programa de treinamento influenciou ou não nos resultados do negócio, é preciso definir, na etapa de planejamento, com quais indicadores o treinamento poderá contribuir.
Como resultados esperados, podemos citar a redução de custos, a diminuição de reclamações pelo público interno e externo, otimização de processos, aumento da satisfação do cliente, entre outras.
Como constatamos, os indicadores de treinamento e desenvolvimento auxiliam a empresa para manter seus times com alta performance, o que também ajuda tanto no campo pessoal dos colaboradores quanto no desempenho total do negócio.
Gostou desse post sobre a importância dos indicadores de T&D? Que conhecer ainda mais sobre como melhorar seus processos? Acompanhe nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.